Mercado

Venda de caminhões elétricos ainda é baixa no País; veja os mais vendidos

Apesar de uma lista ampla, sobretudo para atender as cidades, às vendas de caminhões elétricos ainda são pequenas e caíram frente a 2023

Andrea Ramos

15 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Venda de caminhões elétricos ainda é baixa no País; veja os mais vendidos
FM Eletric
Crédito:Volvo/Divulgação
Venda de caminhões elétricos ainda é baixa no País; veja os mais vendidos

A venda de caminhões elétricos somou nos dois primeiros meses deste ano 77 veículos. Ou seja, um resultado ainda tímido. E que, quando se compara com igual período em 2023 que vendeu 82 unidades, o registro é de queda de 6,10%, conforme a Fenabrave.

Em janeiro os emplacamentos foram melhores frente ao mês de fevereiro. Assim, no primeiro mês do ano as empresas emplacaram 56 unidades, ante as 21 do mês passado. Dessa forma, ocasionando queda de 62,50%.

VEJA TAMBÉM
Volvo VM lidera, mas VW Constellation se destaca entre os pesados mais vendidos
Caminhões VW dominam médios com Delivery, Constellation e elétrico; veja a lista
Mercedes-Benz Accelo 1017 faz 6,0 km/l com 8,2 t de carga; aceleramos


Publicidade

Venda de caminhões elétricos ainda é baixa no País; veja os mais vendidos
VWCO/Divulgação
O Volkswagen e-Delivery é o único caminhão desenvolvido e produzido no Brasil

Todavia, quando se compara fevereiro deste ano com o mesmo mês em 2023, a retração é ainda maior, de 68,66%. No segundo mês do ano passado, o setor emplacou 67 caminhões elétricos.

Caminhão elétrico feito no Brasil é o mais vendido

Quando o tema é produto, o caminhão mais emplacado é o Volkswagen e-Delivery, com 51 unidades vendidas. Sendo 45 do modelo de 14 t e as outras seis unidades vendidas são o e-Delivery 11 t. Assim, no acumulado, os dois modelos da Volkswagen Caminhões somam 66,90% de mercado.


Vale destacar que o e-Delivery é um projeto 100% brasileiro. Ou seja, desenvolvido no Brasil pela engenharia da VWCO. A gama foi inicialmente produzida para atender às demandas da Ambev, que comprou mais de 100 unidades do veículo. Todavia, desde o ano passado, a Volkswagen está realizando vendas para demais clientes do setor.

Assim, a linha conta com duas opções. Sendo o de 11 t com tração 4x2 e o de 14 t, um médio configurado 6x2. Da mesma forma, o peso bruto total (PBT) pode ser de 11 e 14 toneladas.

Segundo a VWCO, as duas têm motores elétricos de 300 kW (408 cv) de potência e 219,2 mkgf de torque. Além disso, podem receber conjunto de três ou seis baterias. Como resultado, a autonomia varia de 150 km a 300 km.


Venda de caminhões elétricos ainda é baixa no País; veja os mais vendidos
O Foton iBlue 6T faz a sua estreia no País e tem PBT de 6 t e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg

Confira a lista dos caminhões mais emplacados neste 1º bimestre

  1. VW e-Delivery 14 - 45
  2. JAC eEV 1200T - 13
  3. Volvo FM Eletric  - 7
  4. VW e-Delivery 11 - 6
  5. JAC E-JT 9,5 - 4
  6. Foton iBlue 6T  - 2

Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião