A maioria dos caminhões e ônibus novos vendidos no Brasil é movida a diesel. Porém, conforme os dados consolidados de janeiro a maio de 2025, a movimentação gradual em direção à opções menos poluentes continua em curso. Segundo dados da Anfavea, que representa as fabricantes, e da Fenabrave, que reúne as concessionárias, 44.823 veículos pesados foram licenciados no País no período. Entretanto, apenas 383 eram elétricos e 219 a gás.
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Apesar de os números absolutos serem pequenos, a participação dos modelos elétricos nas vendas registraram uma leve alta. Ou seja, de janeiro a maio, os caminhões e ônibus movidos a eletricidade representaram 0,9% dos emplacamentos, ante 0,6% do mesmo período de 2024. Esse avanço reforça a tendência de ampliação da oferta de veículos menos poluentes no setor de transporte pesado.
Por outro lado, os veículos a gás natural veicular (GNV) perderam fôlego. De acordo com os números da Anfavea, de janeiro a maio de 2025 foram emplacadas 219 unidades a gás, o que representa 0,5% de participação. Portanto, abaixo do 0,6% registrado no mesmo período do ano anterior.
Caminhões elétricos avançam, liderados pela Volkswagen
No segmento de caminhões elétricos, a liderança permanece com a Volkswagen Caminhões. De janeiro a maio, a marca licenciou 64 unidades, garantindo 42,67% de participação no segmento. Na sequência aparece a JAC Motors, com 54 caminhões vendidos e 36% de participação.
Mesmo com o crescimento em relação ao ano passado, o mercado ainda é muito concentrado em aplicações urbanas e regionais de curta distância. Ou seja, onde há maior infraestrutura de recarga.
Ônibus elétricos ganham tração, com Induscar e BYD no topo

Entre os ônibus, o volume de elétricos também avançou. De janeiro a maio de 2025 foram emplacadas 277 unidades, contra 120 no mesmo período de 2024. Em outras palavras, um crescimento de 130,83%.
No ranking de fabricantes, a liderança pertence à Induscar, com 94 unidades (33,94%), seguida de perto pela BYD, que licenciou 77 ônibus (27,8%). A Mercedes-Benz aparece em terceiro, com 70 veículos e 25,27% de participação.
Assim, o mercado de ônibus elétricos cresce impulsionado principalmente pelas demandas de transporte urbano e projetos de mobilidade sustentável nas principais capitais.
Ranking de caminhões e ônibus elétricos mais vendidos — Jan-Mai 2025
Caminhões elétricos
Posição | Fabricante | Unidades | Participação |
1º | VW Caminhoes | 64 | 42,67% |
2º | JAC | 54 | 36% |
3º | Tesla | 17 | 11,33% |
4º | Foton | 8 | 5,33% |
5º | Nanjing | 6 | 4% |
6º | Higer | 1 | 0,67% |
Ônibus elétricos
Posição | Fabricante | Unidades | Participação |
1º | Induscar | 94 | 33,94% |
2º | BYD | 77 | 27,8% |
3º | Mercedes-Benz | 70 | 25,27% |
4º | Higer | 11 | 3,97% |
5º | Ankai | 9 | 3,25% |
6º | VW Truck & Bus | 4 | 1,44% |
7º | Scania | 1 | 0,36% |