Mercado

Venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás avançam no Brasil, mas diesel impera

De janeiro a maio, venda de caminhões e ônibus com motores alternativos ao diesel cresceram no País, mas houve retração no caso dos a gás

Andrea Ramos

18 de jun, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhões e ônibus elétricos e a gás avançam no Brasil, mas diesel ainda domina
VWCO1
Crédito:Fotos: VWCO
Caminhões e ônibus elétricos e a gás avançam no Brasil, mas diesel ainda domina

A maioria dos caminhões e ônibus novos vendidos no Brasil é movida a diesel. Porém, conforme os dados consolidados de janeiro a maio de 2025, a movimentação gradual em direção à opções menos poluentes continua em curso. Segundo dados da Anfavea, que representa as fabricantes, e da Fenabrave, que reúne as concessionárias, 44.823 veículos pesados foram licenciados no País no período. Entretanto, apenas 383 eram elétricos e 219 a gás.

VEJA MAIS:

Apesar de os números absolutos serem pequenos, a participação dos modelos elétricos nas vendas registraram uma leve alta. Ou seja, de janeiro a maio, os caminhões e ônibus movidos a eletricidade representaram 0,9% dos emplacamentos, ante 0,6% do mesmo período de 2024. Esse avanço reforça a tendência de ampliação da oferta de veículos menos poluentes no setor de transporte pesado.

Por outro lado, os veículos a gás natural veicular (GNV) perderam fôlego. De acordo com os números da Anfavea, de janeiro a maio de 2025 foram emplacadas 219 unidades a gás, o que representa 0,5% de participação. Portanto, abaixo do 0,6% registrado no mesmo período do ano anterior.

Caminhões elétricos avançam, liderados pela Volkswagen


No segmento de caminhões elétricos, a liderança permanece com a Volkswagen Caminhões. De janeiro a maio, a marca licenciou 64 unidades, garantindo 42,67% de participação no segmento. Na sequência aparece a JAC Motors, com 54 caminhões vendidos e 36% de participação.

Mesmo com o crescimento em relação ao ano passado, o mercado ainda é muito concentrado em aplicações urbanas e regionais de curta distância. Ou seja, onde há maior infraestrutura de recarga.

Ônibus elétricos ganham tração, com Induscar e BYD no topo

Caminhões e ônibus elétricos e a gás avançam no Brasil, mas diesel ainda domina
BYD tem quase 28% de participação no mercado de ônibus - Fotos: BYD

Entre os ônibus, o volume de elétricos também avançou. De janeiro a maio de 2025 foram emplacadas 277 unidades, contra 120 no mesmo período de 2024. Em outras palavras, um crescimento de 130,83%.

No ranking de fabricantes, a liderança pertence à Induscar, com 94 unidades (33,94%), seguida de perto pela BYD, que licenciou 77 ônibus (27,8%). A Mercedes-Benz aparece em terceiro, com 70 veículos e 25,27% de participação.


Assim, o mercado de ônibus elétricos cresce impulsionado principalmente pelas demandas de transporte urbano e projetos de mobilidade sustentável nas principais capitais.

Ranking de caminhões e ônibus elétricos mais vendidos — Jan-Mai 2025

Caminhões elétricos

PosiçãoFabricanteUnidadesParticipação
VW Caminhoes6442,67%
JAC5436%
Tesla1711,33%
Foton85,33%
Nanjing64%
Higer10,67%
Fonte Fenabrave

Ônibus elétricos


PosiçãoFabricanteUnidadesParticipação
Induscar9433,94%
BYD7727,8%
Mercedes-Benz7025,27%
Higer113,97%
Ankai93,25%
VW Truck & Bus41,44%
Scania10,36%
Fonte: Fenabrave

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião