O mercado de ônibus elétricos segue em forte expansão no Brasil. Em julho de 2025, foram emplacados 160 unidades, contra apenas 34 em junho. No acumulado do ano, já são 471 ônibus elétricos. Ou seja, crescimento de 231% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total era de 142 unidades.
Entre os fabricantes, a liderança no acumulado pertence à Induscar (163 veículos, 34,61%), seguida por BYD (131, 27,81%) e Mercedes-Benz (131, 27,81%). Nesse sentido, as empresas aparecem praticamente empatadas. Por sua vez, Higer, Marcopolo, Ankai, Volksbus e Scania completam a lista com participações menores.
Seja como for, esse avanço mostra como o setor de transporte coletivo urbano aposta cada vez mais em frotas de emissão zero. Sobretudo, apoiado em projetos de eletrificação nas grandes capitais.
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Caminhões elétricos enfrentam retração
Entretanto, o desempenho dos caminhões elétricos em 2025 apresenta cenário distinto. Dessa forma, em julho, foram emplacadas 27 unidades, queda de 32,5% em relação a junho. No acumulado, os emplacamentos somam 217 veículos, contra 310 no mesmo período do ano passado. Ou seja, retração de 30%.

No ranking acumulado, a JAC lidera com 93 caminhões (42,86%), seguida pela Volkswagen Caminhões 79 unidades (36,41%). Logo depois aparecem Tesla com 19 emplacamentos (8,76%) e Foton com 10 vendas (4,61%), além de outras marcas com participação residual. Vale ressaltar que o representante da Tesla se trata da picape Cibertruck. Por causa do peso das baterias, seu PBT é superior a 3,5 t. Por isso, o modelo se enquadra como caminhão, conforme legislação brasileira.
O resultado evidencia que o segmento ainda enfrenta desafios. Sobretudo, relacionados à infraestrutura de recarga e ao custo elevado da tecnologia.
Veículos a gás consolidam participação
Enquanto isso, os veículos a gás seguem crescendo. De janeiro a julho de 2025, foram emplacadas 508 unidades, ante 291 no mesmo período de 2024, registrando alta de 74%. Assim, o combustível já representa 0,6% dos licenciamentos totais, contra 0,2% em 2024.
Esse avanço reforça a percepção do gás natural e do biometano como alternativas mais acessíveis e imediatas para reduzir emissões no transporte pesado. Principalmente, nas operações de longa distância.

Caminhões elétricos mais vendidos no acumulado de 2025
- JAC – 93 unidades
- Volkswagen Truck & Bus – 79
- Tesla – 19
- Foton – 10
- Nanjing – 6
- Sany – 2
- Agrale – 1
- Higer – 1
- Mercedes-Benz – 1
- XCMG – 1
Ônibus elétricos mais vendidos no acumulado de 2025
- Induscar – 163 unidades
- BYD – 131
- Mercedes-Benz – 131
- Higer – 11
- Marcopolo – 10
- Ankai – 4
- Volkswagen Truck & Bus – 4
- Scania – 1
Fonte: Fenabrave/Anfavea