O mercado brasileiro de veículos pesados encerrou o primeiro semestre de 2025 com desempenho negativo e tendência de desaceleração. Segundo balanço divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os emplacamentos de caminhões, ônibus e implementos rodoviários registraram queda acumulada. Sobretudo pressionados pelo alto custo do financiamento e pelo cenário econômico instável.
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Como resultado, a entidade revisou suas projeções para o ano. Com destaque para a piora nas expectativas para caminhões e implementos rodoviários.
Mercado de caminhões perde ritmo e projeção aponta retração de 7%
Após um primeiro trimestre positivo, impulsionado pelas vendas concretizadas durante a Fenatran 2024, o mercado de caminhões perdeu força a partir de abril. Em junho, foram licenciadas 8.374 unidades, número 5,77% menor que em maio quando o setor vendeu 8.887 unidades. Do mesmo modo, o resultado foi 13,32% inferior ao registrado em junho de 2024 que apresentou 9.661 caminhões vendidos.
Todavia, quando se trata de acumulado, no semestre os emplacamentos somaram 53.420 caminhões. Assim, representando queda de 3,62% na comparação em igual período de 2024, que teve 55.525 pesados emplacados.
Diante desse cenário, a Fenabrave revisou sua projeção para 2025. A expectativa inicial de crescimento de 4,5% foi substituída por uma estimativa de queda de 7% no volume de vendas de caminhões até o fim do ano.
Ônibus mantém recuperação e Caminho da Escola protagoniza
O setor de ônibus foi o único entre os veículos pesados a fechar o semestre em alta. Em junho, foram emplacadas 2.359 unidades, recuo de 2,32% em relação a maio, com 2.415 unidades. Mas houve avanço de 9,62% sobre junho de 2024. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o volume chegou a 14.116 unidades, alta de 24,52% na comparação anual. Ou seja, no primeiro semestre do ano passado o setor vendeu 11.336 ônibus.
O desempenho positivo é atribuído, principalmente, às entregas do programa federal Caminho da Escola, estimado em 16 mil unidades para 2025. Por essa razão, a Fenabrave manteve sua projeção de crescimento de 6% para o mercado de ônibus neste ano.

“Os faturamentos do Caminho da Escola seguem acontecendo. Embora em ritmo menor. Mas começamos o ano com alta superior a 41% e mantemos um bom patamar”, explica o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
Implementos rodoviários acumulam pior desempenho do setor
Entre os veículos pesados, os implementos rodoviários seguem com o pior desempenho do ano. Em junho, foram emplacadas 5.520 unidades, queda de 6,69% em relação a maio, que teve 5.916 unidades vendidas. E de 28,31% frente a junho de 2024 com 7,7 mil. No acumulado de janeiro a junho, o segmento totalizou 35.829 unidades, um tombo de 19,82% sobre o mesmo período do ano passado que apresentou 44.684 unidades.
Inicialmente, a Fenabrave previa crescimento de 5% para o setor em 2025. Mas agora a entidade passou a indicar queda de 20% para o ano, acompanhando o comportamento retraído do mercado.
“O fraco desempenho começou com a preferência dos transportadores pela compra apenas do caminhão. Mas a situação se agravou com os juros altos e a diminuição da atividade econômica em setores vitais para o segmento. O que elevou a cautela dos empresários”, acrescenta Arcelio Junior.