A venda de caminhões novos no Brasil recuou 7,48% em abril de 2022 na comparação com maio. Ou seja, no mês passado foram emplacadas 9.375 unidades, ante 10.133 em março. Da mesma forma, na comparação de abril de 2022 com abril de 2021, quando foram emplacados 9.811 caminhões, a retração foi de 4,44%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos.
Seja como for, o mercado continua aquecido. Assim, a queda na venda de caminhões está relacionada à dificuldade das montadoras para entregar os pedidos. Sobretudo por causa da falta de componentes e insumos. Além disso, a situação foi agravada pela guerra no leste europeu.
Entretanto, mesmo com a queda em abril, no acumulado de 2022 a venda de caminhões novos está 1,57% maior do que a registrada no mesmo período de 2021. Assim, de janeiro a abril foram emplacadas 36.134 unidades. Já nos quatro primeiros meses de 2021, foram 35.574 unidades.
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Venda de caminhões por segmento
De acordo com a Fenabrave, no primeiro quadrimestre de 2022 a Volkswagen/MAN lidera o ranking de vendas por montadora. Em outras palavras, a empresa tem 29,92% de participação. Em seguida, aparece a Mercedes-Benz, com 26,57% do mercado. Posteriormente, vem a Volvo, na terceira posição, com 19,65%.
Por sua vez, a Scania ficou em quarto lugar, com 8,57% do mercado. A Iveco caiu para a quinta colocação, com 8,44% e a DAF aparece na sexta, com 5,95%. Na sétima ficou a Hyundai, cujos caminhões são fabricados pela Caoa, com 0,36% dos emplacamentos.
Segundo dados do levantamento, os caminhões pesados mantêm a liderança de vendas de novos no Brasil em 2022. Nesse sentido, de janeiro a abril o segmento respondeu por 46,96% dos emplacamentos. Logo depois vêm os semipesados (28,57%). Porém, pela primeira vez em anos os médios, com 10,29%, venderam mais que os leves (9,27%). Por fim, os semileves representaram 4,90% das vendas.
Por modelo, o Volvo FH 540 permanece no posto de líder da venda de caminhões novos no Brasil. Assim, de janeiro a abril o cavalo-mecânico somou 2.592 emplacamentos. Em seguida está o médio Volkswagen Delivery 11.180, com 1.981 unidades. O terceiro lugar ficou com o DAF XF, com 1.804 vendas.
Venda de implementos rodoviários também recua
Conforme a Fenabrave, as vendas de implementos rodoviários também caíram. Assim, no acumulado de janeiro a abril, foram emplacadas 26.097 unidades. Ou seja, houve retração de 9,34% na comparação com 2021. Ao passo que, no mesmo período do ano passado, as fabricantes venderam 28.787 implementos. A queda também está relacionada com a falta de componentes.
Assim como ocorreu com os caminhões, na comparação de abril de 2022 com abril de 2021, houve queda nas vendas de implementos. Ou seja, foram 6.572 emplacamentos neste ano e 7.477 no ano passado. Como resultado, a retração foi de 12,10%.
Venda de ônibus cresce no acumulado do ano
Enquanto isso, a venda de ônibus novos mantém o ritmo de recuperação no Brasil. continua crescente. Ou seja, em abril, a indústria emplacou 1.521 unidades. Ou seja, aumento de 8,95% ante as 1.396 vendas de abril do ano passado.
Do mesmo modo, no acumulado do ano o setor apresenta alta. Assim, de janeiro abril os emplacamentos somaram 5.844 unidades. Ou seja, alta de 3,47% na comparação com as 5.648 vendas registradas no mesmo período de 2021.
Os 10 caminhões mais vendidos no Brasil em abril de 2022
Marca/Modelo | MARÇO | ANO |
1º Volvo FH 540 | 600 | 2.592 |
2º VW Delivery 11.180 | 534 | 1.981 |
3º DAF XF | 528 | 1.804 |
4º Volvo FH 460 | 414 | 1.365 |
5º Volvo VM 270 | 366 | 1.337 |
6º Mercedes-Benz Actros 2651 | 349 | 1.004 |
7º VW Constellation 24.280 | 228 | 965 |
8º VW Delivery 9.170 | 212 | 938 |
9º VW Constellation 24.260 | 276 | 861 |
10º Scania R 450 | 191 | 850 |