O ano de 2024 destacou-se como um dos mais agitados no setor de caminhões e veículos comerciais no Brasil, marcado por lançamentos importantes de modelos inéditos e reformulados. Para 2025, o ritmo de novidades no setor também será expressivo, com a estreia de mais produtos e a chegada de novos veículos para testes no País. O Estradão listou algumas dos principais destaques esperados para este ano.
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Nova Ford Transit
Apresentada em São Paulo durante a Fenatran 2024, a nova Ford Transit estreará no mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. Trata-se de uma reformulação baseada no modelo atual. Dessa forma, conforme já anunciado pela Ford Pro, o veículo contará, por exemplo, com um painel de instrumentos 100% digital e uma nova central multimídia com tela ampliada.
Além de atualizar o pacote de itens, a Ford também oferecerá mais versões da Transit com diferentes opções de configuração e capacidades de carga variadas. No entanto, a montadora ainda não forneceu detalhes sobre as novas variantes no portfólio. Todavia, o modelo seguirá equipado com motor 2.0 turbodiesel de 165 cv de potência e 39,7 mkgf de torque, em opções com transmissão manual ou automático.
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Iveco Tector a gás
Depois de introduzir a opção de motorização a gás no caminhão pesado S-Way, a Iveco também disponibilizará essa tecnologia para o caminhão semipesado Tector. Chamado “Tector NG”, o modelo, que também roda com biometano, deve estrear no mercado nacional ainda no primeiro semestre de 2025.
Com peso bruto total de 16 toneladas, o Tector NG possui seis cilindros de gás de 80 litros cada. De acordo com a montadora, o modelo tem autonomia de até 300 km. O motor a gás é o NEF 5 fornecido pela FPT. Trata-se de um bloco de 5.9 litros com seis cilindros em linha, capaz de entregar 204 cv de potência e 76,5 mkgf de torque.
Caminhões elétricos da Mercedes-Benz
Neste ano, a Mercedes-Benz dará início aos testes com caminhões elétricos no Brasil. Conforme a montadora anunciou na Fenatran 2024, empresas brasileiras avaliarão os cavalos mecânicos eActros 300 e eActros 400, além do caminhão leve Fuso eCanter, ao longo de 2025. Entretanto, o fabricante ainda não confirmou o lançamento desses caminhões no País.
De acordo com o fabricante, cinco modelos da linha eActros, com CMT de até 40 toneladas, chegarão ao Brasil neste ano para testes com operadores nacionais. Ademais, outros 15 exemplares do Fuso eCanter com alcance de até 200 quilômetros também serão submetidos a avaliações.
O eCanter é um produto da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, produzido no Japão e em Portugal. Atualmente, a Daimler Truck controla majoritariamente a empresa japonesa, enquanto a Mitsubishi Corporation detém uma participação minoritária.
Novos caminhões e veículos da Foton Motor
Maior fabricante de caminhões da China, a Foton Motor vai aumentar significativamente sua oferta de produtos no Brasil nos próximos meses. No momento, a fabricante está homologando seis veículos para lançá-los no mercado nacional ainda no primeiro semestre de 2025.
De acordo com a Foton, seus próximos lançamentos no Brasil serão o minicaminhão Wonder em versões com cabine simples e dupla, o caminhão semileve Aumark S 315 com câmbio automático, bem como o caminhão semipesado Auman 17T. Além disso, a fabricante também trabalha na certificação da picape híbrida Tunland, nas versões V7 e V9.
GWM testará caminhão a hidrogênio no Brasil
Conhecida pelos automóveis elétricos e híbridos, a fabricante chinesa GWM pretende ser pioneira no Brasil no setor de caminhões com motorização a hidrogênio. Conforme o Estradão revelou em 2024, a montadora testará neste ano no País um caminhão FCVE (sigla em inglês para Veículo Elétrico movido a Célula de Combustível). O início das provas está programado para o primeiro trimestre de 2025.
O caminhão da GWM que virá ao Brasil será um modelo pesado da divisão If You, com capacidade máxima de 49 toneladas e autonomia de 500 quilômetros. Espera-se que o testes ocorram entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, que são as únicas regiões do Brasil que contam com postos de abastecimento de hidrogênio.