Os anos 1980 foram divisores de águas para o transporte norte-americano. Naquela década, os caminhões passaram por importantes mudanças nos seus desenhos. As cabines foram ficando cada vez mais espaçosas e equipadas. Assim privilegiando o conforto para o motorista e aprimorando o transporte rodoviário.
Foi também nessa década, que os pesadões Kenworth W900, Peterbilt 359 e Mack R Series se popularizaram. Elevando as marcas e as posicionando como donas dos melhores caminhões americanos já produzidos naquela período. Veja nesta reportagem os modelos que foram os mais populares e que até hoje deixam saudades.
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Kenworth W900A
A Kenworth é uma das marcas mais icônicas dos Estados Unidos. E um dos caminhões mais queridos da marca é o W900A. Todavia, vale lembrar que a gama foi lançada em 1961. Chegando ao ápice do seu sucesso em 1972, quando o caminhão protagonizou o filme "Agarra-me se Puderes".
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Mas em 1980, a nova geração W900A chega ao mercado norte-americano com um motor desenvolvido pela DAF. O PACCAR MX-13 com cilindrada de 12,9 litros e 500 cv de potência e 189 mkgf de torque. Um propulsor valente para os padrões da época nos Estados Unidos.
Seja como for, esse motor combinava à transmissão manual não sincronizada de 13 velocidades. Ou seja, a famosa caixa seca.
Outros atributos que chamavam a atenção do transportador americano eram as buzinas de ar e os tanques duplos de combustível. Mas a boa fama também aconteceu por causa do conforto. Os eixos traseiros duplos eram do tipo tandem e com suspensão traseira ajustável a ar.
Por esse conjunto técnico, o caminhão ganhou a confiança do operador. E até hoje há quem diga que esse modelo estava sempre disponível, porque era de difícil quebra.
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Além disso, sua imponente frente de alumínio rendeu ao modelo atributo de caminhão Premium. Do mesmo modo, colabora com isso, a cabine proeminente, desenvolvida para oferecer conforto ao motorista.
Peterbilt 379
Se um caminhão faz parte da cultura pop americana, este sem dúvida é o Peterbilt 379. Apesar da vida curta, sendo produzido de 1987 a 2007, o modelo podia ser encomendado em diferentes configurações. Ou seja, com opções de configurações de eixos, distância entre os eixos e capacidades.
O motor Caterpillar 3408 era seu maior predicado. Afinal, era o único que cabia sob o seu longo capô. As grandes aberturas de ventilação, bem como a grade proeminente davam a ele uma aparência única e bastante imponente.
Além disso, o habitáculo de alumínio prolongou a vida útil da unidade. E o tornou mais leve. Por isso, o modelo tinha fama de econômico.
Graças ao seu grande raio de giro, devido à caixa de direção e ao comprimento do eixo de direção, o Peterbilt 379 levava a fama de ágil. Como resultado, o caminhão ganhou um sólido valor de revenda.
Assim como o seu primo Kenworth, o Peterbilt 379 também foi estrela de cinema, com o filme Black Dog - Estrada Alucinante. Sucesso estrelado por Patrick Swayze.
Mack Série R
A Série Mack R (também conhecida como Mack Modelo R) é uma série de caminhões fabricados pela Mack Trucks de 1966 a 2005. O Mack R é o caminhão comercial com uma das maiores vida longa em produção. Ou seja, perde apenas para o Kenworth W900.
A série R foi inicialmente equipada com motores a gasolina Thermodyne Maxidyne. Porém, ainda no final dos anos 1960, a marca passou a equipar o caminhão com motor diesel, nas opções de seis e oito cilindros.
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Todavia, o curioso é que na ficha técnica para que o cliente escolhesse a melhor opção, a marca colocava os códigos do motor por onde os caminhões eram classificados. Assim, EN significa que o modelo contava com motor a gasolina, END tratava-se do motor diesel e ENDT para motor diesel turboalimentado.
Seja como for, o Mack R introduziu várias inovações no mercado. Como a cabine com suspensão a ar e o freio de compressão do motor integral. Além disso, seu trem de força aprimorado reduziu a necessidade de uma transmissão auxiliar.
Por se tratar de uma linha robusta, o modelo ganhou versões para além das atividades rodoviárias de classe 8 (equivalente aos caminhões pesados rodoviários no Brasil). Dessa forma, o Mack Série R contava com versões 4x2, 4x4, 6x4, 6x6 e 8x6.
International Série S
A International Série S é uma linha de caminhões de médio porte fabricados pela International Harvester de 1978 a 1992. A gama chegou para substituir o International Harvester Loadstar, que foi produzido pela última vez em 1979.
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Seja como for, os caminhões da Série S eram comumente usados como veículos de entrega local, bem como no uso vocacional com as versões 2200, 2500 e 2600, as mais famosas. Todavia, o modelo também recebeu carroceria de ônibus escolares.
A série S foi projetada com uma cabine específica para o modelo. Por causa da sua versatilidade em razão do chassi, com tamanho mais estreito, a International conseguiu colocar o modelo em várias aplicações.
Dessa forma, a gama esteve presente no mercado até 1987, praticamente inalterada. Depois desse período, o design foi mudando e a linha foi crescendo até para marcar a transição corporativa da empresa de International Harvester para Navistar International.