Notícias

Veja opções de caminhões 6x4 de 260 cv a 320 cv para construção civil

Caminhões com tração 6x4 e PBT de 26 a 28,5 toneladas unem força, agilidade e eficiência nas operações urbanas de construção civil

Andrea Ramos

16 de out, 2025 · 14 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhões 6x4 construção leve
Caminhões 6x4 construção leve
Crédito:Foto/Divulgação

Mais leves, ágeis e econômicos, os caminhões com tração 6x4 e potências entre 260 cv e 320 cv fazem sucesso no setor de construção civil. Voltados para aplicações como caçambas, muncks, bombas de concreto e sistemas do tipo roll on–roll off, esses modelos unem robustez, boa capacidade de carga e agilidade. Ou seja, fatores essenciais para atender sobretudo operações urbanas.

Assim, as vendas do segmento vêm crescendo de forma consistente no Brasil. Com unem motores "menores" e transmissão automatizada, esses modelos garantem menor consumo de combustível e bom nível de conforto para motoristas e ajudantes.

O avanço dos caminhões 6x4 na construção leve

O conceito de construção leve ganha relevância à medida que a urbanização impõe restrições. Ou seja, a circulação é restrita a veículos menores, com peso bruto total (PBT) entre 26 toneladas e 28,5 toneladas. Assim, essa faixa permite atender obras em regiões centrais e trajetos curtos com topografia variada, sem abrir mão da tração 6x4.

Scania P 280, caminhões 6x4 construção leve
Lançado recentemente no Brasil, Scania P 280 tem componentes da gama XT; Foto: Scania

Todavia, as exigências de desempenho permanecem elevadas. Por isso, as montadoras investem em motores na casa dos 260 e 360 cv. Assim, oferecendo torque suficiente para garantir arrancadas vigorosas mesmo em rampas e pisos irregulares. Do mesmo modo, atender às necessidades dos clientes dentro da atividade.


De acordo com as fichas técnicas oficiais das marcas, todos os modelos analisados contam com motores com injeção eletrônica common rail e sistemas de pós-tratamento SCR ou Hi-eSCR para atender às demandas do Proconve P8 (Euro 6). Além disso, esses sistemas reduzem as emissões e asseguram menor consumo.

Ademais, há uma clara convergência na busca por conforto e produtividade. As cabines evoluíram em ergonomia e isolamento acústico. Enquanto os sistemas de suspensão e freios ganharam reforços para lidar com o trabalho intenso no anda e para das operações urbanas.

Scania P 280 XT: a nova referência em torque

O Scania P 280 XT 6x4 Light Construction é o mais recente representante dessa categoria. Lançado na Fenatran 2025, o modelo marca a estreia da marca sueca na faixa de entrada do segmento off-road.

Dessa forma, o modelo conta com motor de 7 litros e 280 cv gera 122,4 mkgf de torque, o maior entre os caminhões avaliados. A transmissão G25 de 14 marchas, com relações super-reduzida e overdrive, garante controle em terrenos instáveis e economia em velocidades de cruzeiro.

O PBT técnico de 28,5 toneladas, também o maior do grupo, reforça o foco na robustez. O chassi com longarinas duplas e o eixo RBP835 com redutor nos cubos aumentam a durabilidade e distribuem o torque de maneira eficiente. Enquanto a suspensão parabólica garante conforto em pisos de baixa aderência.

O pacote XT adiciona para-choque de aço de 150 mm, retrovisores reforçados e proteções frontais. Reforçando a vocação do modelo para operações mistas entre construção e agronegócio. O modelo tem preço sugerido de R$ 898.542.

MB Atego 2730, caminhões 6x4 construção leve
O Mercedes-Benz Atego 2730 K tem uma lista generosa de equipamentos -Mercedes-Benz/Divulgação

Mercedes-Benz Atego 2730 K traz tradição e conforto

Entre os modelos de origem europeia, o Mercedes-Benz Atego 2730 K segue como uma das opções mais equilibradas do mercado. Seu motor OM 926 LA de 7,2 litros entrega 286 cv e 112 mkgf de torque, garantindo força para enfrentar rampas com carga total e agilidade em tráfego urbano.

Além disso, a caixa automatizada PowerShift G211-12, com 12 marchas, oferece trocas suaves e precisas, reduzindo a fadiga do motorista e otimizando o consumo. Com PBT técnico de 26,6 toneladas e CMT de 45,1 toneladas, o Atego alia versatilidade e robustez.

O freio Top Brake, somado a sistemas como ABS, ASR e Hill Holder, reforça a segurança em declives e terrenos escorregadios. O chassi rebitado em aço LNE 50 e a suspensão metálica evidenciam a tradição da linha Atego na construção civil. O caminhão custa em média R$ 695.433.

DAF CF 310, caminhões 6x4 construção leve
O DAF CF 310 chega com motor de 7 litros, lançado na Fenatran - Foto: DAF

DAF CF 310 chega com motor mais eficiente

A DAF aposta no equilíbrio entre desempenho e eficiência com o CF 310 6x4. O motor Paccar PX-7, de 6,7 litros, entrega 308 cv e 122 mkgf de torque, acoplado à transmissão ZF de 9 marchas. Com PBT técnico de 28,1 toneladas e CMT de 42 toneladas, o modelo combina estrutura leve e alta capacidade de tração.


O interior surpreende pelo conforto e acabamento, com banco pneumático, ar-condicionado digital e painel em tons escuros, típico de modelos rodoviários da marca. Por isso, o CF PX-7 é considerado um dos 6x4 mais confortáveis e eficientes para construção leve urbana e custa R$ 662.766

Volkswagen Constellation traz opções de potências

A Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece duas motorizações no mesmo conjunto 6x4, ampliando a flexibilidade de uso. Não por acaso, a marca lidera no segmento com 31% de participação.

O Constellation 27.260 6x4 utiliza o motor MAN D08 de 260 cv e 96 mkgf, indicado para operações de menor exigência de força. Mas a marca oferece ainda o 27.320 6x4, com o mesmo chassi. Porém, com 320 cv e 122 mkgf, ideal para trabalhos mais intensos ou trajetos com aclives.

VW Constellation 27.320, caminhões 6x4 construção leve
Volkswagen lidera vendas do segmento, com 31% de participação de mercado - Foto: VWCO

Ambos usam câmbio manual ZF de nove marchas e suspensão traseira parabólica. O que garante robustez com manutenção simples. Além disso, a cabine segue o padrão Constellation, com amplo espaço interno e ergonomia adequada ao uso urbano. Essa dupla coloca a VWCO entre as marcas mais versáteis do segmento. O preço dos modelos parte de R$ 700.642


Iveco Tector 27.320 tem foco em eficiência operacional

A Iveco aposta na eficiência eletrônica e no baixo custo operacional com o Tector 27.320 6x4.
O motor FPT NEF 6 desenvolve 320 cv e 112 mkgf de torque, associado à transmissão automatizada Eaton MHD EVO de 10 marchas, com função EcoRoll. Ou seja, sistema que desengata o câmbio em descidas para aproveitar a inércia e economizar combustível.

Iveco Tector 27.320, caminhões 6x4 construção leve
O Iveco Tector 27.320 traçado tem torque de 112 mkgf - Iveco/Divulgação

O PBT técnico de 27 toneladas e o CMT de 33 toneladas posicionam o modelo entre os mais equilibrados do mercado. Por sua vez, a cabine oferece conforto adequado, direção hidráulica e suspensão balancim traseira, que aumenta a estabilidade e reduz a oscilação da carroceria.

O conjunto faz do Tector uma das opções mais econômicas e práticas do segmento, pelo valor de R$ 649.010, segundo a Fipe.

Volvo VMX 6x4R une tecnologia e desempenho

O Volvo VMX 6x4R preserva o DNA da marca em tecnologia e dirigibilidade. Disponível nas versões D8K 290 cv (107 mkgf) e D8K 360 cv (143 mkgf), pode receber câmbio manual ZF de nove marchas ou automatizado I-Shift de 12.


O PBT técnico é de 26,7 toneladas e o CMT chega a 63 toneladas. Ou seja, o maior entre os concorrentes. O eixo RTS2163 com redutor nos cubos e o freio motor VEB de 300 cv garantem desempenho superior em aclives e frenagens longas.

Por outro lado, a cabine, derivada da linha FE na Europa, oferece ergonomia exemplar e ampla visibilidade. Aspectos que reforçam o foco da Volvo em conforto e segurança mesmo fora de estrada. O preço sugerido (versão 290 cv) é de R$ 703.794.

Volvo VM, caminhões 6x4 construção leve
A Volvo conta com as opções do VM de 290 e 360 cv para a construção - Foto: Volvo

Força, conforto e consumo em equilíbrio nos caminhões 6x4 para construção leve

De acordo com as fichas técnicas analisadas, há uma clara convergência de soluções entre as marcas. Scania e Volvo priorizam tecnologia e torque. Todavia, a Mercedes-Benz e DAF valorizam robustez e conforto. Enquanto Iveco e Volkswagen se destacam pelo baixo custo operacional e manutenção acessível.

Além disso, o avanço das transmissões automatizadas é irreversível. Já presentes em Scania, Mercedes, Iveco e Volvo, essas caixas garantem economia de combustível e menor fadiga para o condutor.


O comparativo mostra que o segmento de caminhões 6x4 até 300 cv vive uma fase de transição tecnológica. Se antes predominava a força bruta, hoje o sucesso depende do equilíbrio entre torque, peso, consumo e conforto.

Com base nas fichas técnicas oficiais, fica claro que Scania e Volvo entregam soluções mais de alto desempenho. Enquanto Mercedes-Benz e DAF mantêm foco em robustez tradicional. Já Iveco e Volkswagen priorizam o custo operacional e a simplicidade.

Assim, o caminhão 6x4 urbano se consolida como nova referência da construção leve no Brasil, combinando agilidade, economia e durabilidade para enfrentar os desafios das obras modernas.

Ficha técnica comparativa – Caminhões 6x4 até 300 cv (Construção leve)

ModeloMotor / CilindradaPotência (cv)Torque (Nm)TransmissãoPBT (t)CMT (t)Preço (R$)
Scania P 280 XT 6x47,0 L2801.200G25 14M Automatizada28,5150898.542
Mercedes-Benz Atego 2730 K7,2 L2861.100PowerShift 12M26,645,1695.433
DAF CF FAT PX-76,7 L3081.200ZF 9M28,142662.766
VW Constellation 27.260 6x46,9 L260950ZF 9M27,033700.642
VW Constellation 27.320 6x46,9 L3201.200ZF 9M27,033700.642
Iveco Tector 27.320 6x46,7 L3201.100Eaton MHD EVO 10A27,033649.010
Volvo VMX 6x4R (290)7,7 L2901.050ZF 9M / I-Shift 12A26,763703.794
Fonte: DAF, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião