A Vale, em parceria com a Cummins e a Komatsu, começou os testes de bancada de um motor que utiliza uma mistura de diesel e etanol. O projeto, chamado “Dual Fuel”, busca reduzir significativamente as emissões dos caminhões fora de estrada usados no transporte de minério.
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A iniciativa, anunciada pelas empresas em julho de 2024, visa adaptar motores a diesel já em operação para que funcionem com até 70% de etanol. Dessa forma, os caminhões poderão cortar até 70% das emissões de dióxido de carbono, segundo a Vale. As provas de bancada estão sendo realizadas na nova célula de testes da Cummins, nos Estados Unidos, e as avaliações em campo devem começar em 2026, nas instalações da Komatsu.
“Seguimos avançando em nossos projetos de descarbonização, reforçando o compromisso da Vale com o tema”, afirmou Carlos Medeiros, vice-presidente executivo de Operações da mineradora. De acordo com Medeiros, “o etanol é um insumo prioritário para reduzir o uso de diesel, mantendo a confiabilidade e a excelência operacional”.
Nova fase acelera metas ambientais da Vale
A Vale pretende reduzir em 33% as emissões de escopos 1 e 2 até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050. Paralelamente, também quer diminuir em 15% as emissões da cadeia de valor (escopo 3) até 2035. Como parte desse esforço, a empresa já investiu R$ 7,4 bilhões em iniciativas de descarbonização.
Entre os equipamentos com maior consumo de diesel, os caminhões fora de estrada se destacam. Por isso, conforme a Vale, a escolha por soluções híbridas, como o uso combinado de etanol e diesel, representa uma alternativa estratégica.
“Os sistemas ‘Dual Fuel’ que utilizam etanol ou metanol e diesel oferecem benefícios significativos para a indústria de mineração”, declarou Luke Mosier, líder do programa de inovação da Cummins. Ainda segundo Mosier, é possível alcançar “até 70% de descarbonização – reduzindo emissões de dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e particulados – enquanto continuam a atender a requisitos comparáveis de produtividade e desempenho”.
Estrutura da Cummins acelera desenvolvimento do motor híbrido
A nova célula de testes da Cummins, localizada na fábrica de motores em Seymour, no estado de Indiana, acomoda motores de alta potência com tanques de até 95 litros. Além disso, o sistema garante um ambiente controlado, com medições precisas de emissões e armazenamento seguro de combustível.
“Nosso projeto, desenvolvido em estreita colaboração com a Cummins e utilizando uma mistura de etanol e diesel, é uma importante tecnologia de transição destinada a apoiar os objetivos de descarbonização a curto prazo da Vale”, afirmou Dan Funcannon, vice-presidente sênior de Transporte Terrestre da Komatsu.