Junto com a nova linha de caminhões e as picapes Tunland, a Foton trouxe ao País sua gama de utilitários Wonder. Apesar do visual minimalista do veículo, bem aos moldes asiáticos, chama a atenção o bom acabamento a bordo, algo incomum nos modelos desse segmento. Seja como for, o preço também é convidativo. Chega a partir de R$ 110 mil. O Wonder atende atividades de última milha, sobretudo em regiões urbanas com dificuldade de acesso por veículos maiores.
VEJA TAMBÉM
Mercado de transformações impulsiona vendas na Mercedes-Benz Vans
Foton lança caminhões e diz ter planos de fabricar no Brasil
Com Mover aprovado, marcas querem acelerar a descarbonização
Assim na versão com cabine simples, o modelo tem capacidade de carga útil de 1.495 kg. Mas a Foton traz também o Wonder na versão com cabine dupla. O modelo vai atender principalmente empresas que prestam serviços municipais, como o setor eletricitário, que comumente anda com uma equipe de profissionais. Para essa versão a capacidade de carga é de até 1.245 kg.
Publicidade
Vale lembrar que o único veículo de carga entregue com cabine dupla é o Iveco Daily, de 7 t de capacidade. Porém, à venda sob encomenda. Dessa forma, o Wonder inaugura um novo segmento no País.
A bordo do Wonder
No interior há um desenho moderno, o que o diferencia. Nesse sentido há painel de instrumentos digital e a central multimídia com tela de 9” sensível ao toque. Há ainda vidro e travas elétricas bem como ar-condicionado.
A lista de equipamentos presentes de série inclui por força de lei dois airbags frontais e sistema de freios com ABS, EBD e controle eletrônico de estabilidade. Assim como o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e os sensores de estacionamento traseiros. Nesse sentido, a versão com cabine dupla ainda conta com câmera de ré.
Adequado para a cidade
Assim, na versão com cabine simples, Wonder tem comprimento total de 4.870 mm, largura máxima dianteira de 1.710 mm e altura de 1.980 mm. Na cabine dupla, o comprimento total é de 4.865 mm e a altura é de 1.990 mm. Em ambas a largura é a mesma e a distância entre eixos é de 3.080 mm.
Ambas as versões trazem motor 1.6 a gasolina da Harbin Dongan Automobile Power, de 4 cilindros e aspirados. Com 120 cv de potência e 15,5 mkgf de torque. O motor trabalha com a transmissão manual de 5 marchas, também da Harbin Dongan Automobile Power. Além disso, para encarar os desafios dos pisos acidentados, segundo a Foton, a suspensão é reforçada.
Mas na China, a Foton comercializa a versão elétrica do Wonder. Algo que a marca ainda não conforma para o mercado brasileiro.
Seja como for, os utilitários começam a ser vendidos a partir do segundo semestre. Estão em fase de homologação. Mas, segundo a Foton, eles chegarão com garantia de 2 anos ou 100 mil km rodados.