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Unimog vai bem na estrada, fora dela ou sobre trilhos
Tecnologia

Unimog vai bem na estrada, fora dela ou sobre trilhos

Modelo foi escolhido por empreiteira finlandesa para atuar nos projetos de infraestrutura e serviços de manutenção

Redação

09 de fev, 2018 · 4 minutos de leitura.

Unimog U427 road-rail
Crédito:crédito: Daimler

Em contraste com o calor que embala as festas dos trópicos, o inverno europeu esfria todos os ânimos. A equipe de manutenção de ferrovias da VR Track, unidade de negócios de uma das maiores empresas de construção e engenharia para infraestrutura da Finlândia, porém, é capaz de não concordar.

A companhia trouxe para a frota unidades do Unimog U 427 para limpar a neve que costuma se acumular sobre uma rede de 6.000 km de trilhos ferroviários. Trata-se de um desafio comum para a empresa durante os meses de novembro a abril, quando as temperaturas no Norte da Finlândia frequentemente marcam menos de 15° Celsius.

O Mercedes-Benz Unimog U 427 é essencialmente um caminhão rodoviário, mas se apresenta como uma solução da engenharia para atuar nos mais diversos serviços. No caso entregue para a VR Track, o modelo tem dispositivo que o permite circular sobre trilhos, de acordo com a necessidade de uso. É o que se pode chamar de veículo dois em um, ou bimodal.


Além da indiscutível versatilidade que oferece para a aplicação, leveza, agilidade e garantia de baixa emissões foram outras das características do caminhão que influenciaram na decisão da VR Track na escolha pelo Unimog.

A prioridade de empresa foi pela multifuncionalidade que permite o veículo. Para atuar nos mais variados serviços dos quais a VR Track é responsável, o inclui manutenção de rede elétrica, rodovias e ferrovias, o Unimog também ganhou implementos adicionais como guindaste, grua, arados de neve, vassouras e cortadores, bem como engates para servir como rebocador.


Outra vantagem, é que o sistema das guias de trilhos do veículo, possibilita alterar a medida da bitola, permitindo trabalhos em ferrovias de diferentes países, caso da VR Track que também gerencia parte da rede ferroviária da Suécia.

O Unimog U 427 a serviço da empreiteira finlandesa tem tração integral e traz motor Euro 6 de 7,7 litros que desenvolve 275 cv e torque de 112,2 kgfm. Atua ainda no trem de força uma transmissão hidrostática que permite que a velocidade de trabalho seja ajusta de maneira contínua de 0 a 50 km/h.


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