Notícias

Caminhão Mercedes Unimog sobe vulcão de 6.700 m e quebra recorde

Em expedição no Chile, dois Mercedes-Benz Unimog U 5023 subiram os cerca de 6,7 mil metros do Ojos de Salado, vulcão mais alto do mundo, e quebraram o recorde do "irmão" Zetros, de 2014

Redação

29 de jan, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Unimog U 5023 quebra recorde do Zetros em expedição
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Unimog U 5023 quebra recorde do Zetros em expedição

O Unimog, caminhão da Mercedes-Benz feito para encarar desafios extremos, acaba de quebrar mais um recorde. Duas unidades da versão U 5023 subiram o vulcão mais alto do mundo, em Ojos de Salado, no Chile, que tem 6.694 metros. Com isso, o Unimog superou a marca de seu "irmão" Zetros, obtida em 2014.



Os dois Unimog U 5023 levaram uma equipe formada por dez pessoas. O objetivo foi instalar sistemas de rádio para melhorar a segurança de alpinistas e pesquisadores. Em caso de emergência, cada uma das quatro unidades pode ser utilizada para criar uma rede com os outros três acampamentos localizados na base do Ojos del Salado.


O Unimog quebrou o recorde do irmão Zetros e sobe a montanha mais alta do mundo

Os dois Unimog U 5023 receberam equipamentos especiais para encarar a expedição. É o caso dos pneus especiais e de guinchos mais resistentes.

Publicidade

Leia também:

Entenda do que Harry e Meghan abrem mão ao deixarem a família real
As 10 carreiras que vão bombar na próxima década, segundo estudo feito pela USP

Para não tombar nos trechos íngremes, os caminhões ganharam um sistema de chassis com centro de gravidade variável. O dispositivo foi criado pelo time da Mercedes-Benz responsável pelo desenvolvimento do Unimog.


Os Unomig receberam um sistema de chassis com centro de gravidade variável para evitar tombamento

 

Unimog e Zetros elevam a imagem da Mercedes-Benz

A expedição foi liderada por Matthias Jeschke. O alemão já havia realizado uma aventura parecida no vulcão Ojos de Salado, em 2014. Na primeira vez, foram utilizados caminhões Mercedes-Benz Zetros, que subiram 6.057 metros do vulcão.

Os Zetros também receberam adaptações focadas nesse tipo de expedição. Além de pneus especiais, os caminhões receberam tanques extras para levar água e diesel.


Unimog tem mais de 70 anos de história

O Unimog é um dos caminhões mais antigos do mundo ainda em produção. O nome é o acrônimo de UNIversal-MOtor-Geräta, algo como "máquina motorizada de aplicação universal", em tradução livre.

O projeto surgiu em 1945 e foi idealizado pelo alemão Albert Friedrich, engenheiro da Daimler-Benz AG. O objetivo era criar um veículo versátil, que pudesse ser utilizado na agricultura.

Em agosto deste mesmo ano o time liderado por Friedrich apresentou o primeiro esboço do Unimog. A primeira geração do modelo ficou pronta no início do ano seguinte.


Entre os destaques, o Unimog chegava a 50 km/h. Essa velocidade era o dobro da alcançada por tratores convencionais. O veículo tinha eixos pneumáticos com amortecimento, tração em todas as rodas e bloqueio do diferencial na dianteira e traseira. Também contava com freios nos dois eixos, além de cabine fechada e bancos acolchoados.

A capacidade de carga era de 1 tonelada. A distribuição de peso era de 2/3 no eixo dianteiro e 1/3 no eixo traseiro. O Unimog também podia receber vários tipos de implementos.


O modelo pode operar como reboque, trator, caminhão, veículo de combate a incêndios, de exploração e uso militar, além de locomotiva e ônibus, entre outros. Ao longo de 74 anos, foram vendidas mais de 400 mil unidades em todo o mundo.

 

Deixe sua opinião