Redação:

Um Volkswagen criado para o canavial

Protótipo baseado no Constellation 31.280 em mais uma evolução

Constelllation 31.280 8x4 Canavieiro Crédito: Foto: VWCO/Malagrine Estúdio

Pelo menos nos últimos dois anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem apresentado ao setor sulcroalcooleiro o Constellation 31.280 como parceiro de apoio nos canaviais. Nas diversas feiras do setor agrícola, em passado recente, o modelo apareceu pronto para a aplicação, com tomada de força, câmbio automático da Allison, bloqueios no diferencial e um pacote de acessórios protetores de componentes e sistemas. Para Agrishow 2019, a fabricante deu um passo além com o caminhão ao providenciar mais capacidades.

O supercaminhão canavieiro, como a VWCO convencionou chamar, é uma ferramenta para promover produtividade. Configurado como 8×4, o veículo foi construído com eixos dianteiros tubulares estampados e mais largos, com capacidade para 8 toneladas cada, os pneus são do tipo de agrícola, solução capaz de minimizar danos ao solo e garantir tração.

A Suspensys, empresa da Randon, foi uma das parceiras no desenvolvimento, responsável por um sistema intercambiável dos eixos à suspensão original. Com componentes maiores, o chassi ganhou um prolongamento lateral a fim de poder deslocar suspensão e sistema de freio, mas também proporcionar estabilidade, melhor distribuição de carga e alívio aos esforços nos eixos dianteiros. Para garantir resistência e robustez, a empresa optou por eixos traseiros com redução nos cubos.

O protótipo apresentado na Agrishow ainda preserva as tecnologias que vem incorporando ao longo dos anos para segmento canavieiro. Além de tomada de força, a transmissão é do tipo automática, da Allisson, associada ao motor MAN de 7 litros com 277 cv a 2.300 rpm e torque de 1.050 Nm (107 kgfm) de 1.100 a 1.700 rpm. Como uma das vantagens operacionais entregue, a empresa destaca a tecnologia EGR, de recirculação de gases, que dispensa o uso de Arla 32. A versão traz também caixa de direção hidráulica, fornecida pela Knorr-Bremse, e conta com assistente de partida em rampa.

Completa a versão, uma ampla lista de equipamentos e acessórios já disponível para o transportador do segmento, conhecido como kit Canavieiro. São itens como protetores de radiador, alternador, tubulações pneumáticas e elétricas, além de instalação do escapamento vertical.

Notícias relacionadas