Notícias

Um astro se aposenta

Sai da linha de produção em Resende o último exemplar do veículo do seriado Carga Pesada, o Volkswagen Titan Tractor 18.310

Redação

26 de jun, 2017 · 3 minutos de leitura.

VW Titan Tractor 18.310 se aposenta
Crédito:Crédito: MAN Latin America

A MAN Latin America aposentou um dos maiores campeões de venda de sua história. Trabalhadores da fábrica de Resende (RJ) produziram na semana passada a última unidade do VW Titan Tractor 18.310, caminhão que proporcionou à montadora pico de 56% de participação no segmento de entrada de cavalos-mecânicos pesados.

Lançado em 2002, o veículo foi projetado para atender demanda do transporte de carga, que procurava um caminhão intermediário, entre os semipesados e os chamados extrapesados. Na época, uma solução inexistente no mercado e que contribuiu para popularizar o slogan da montadora ?Menos você não quer, mais você não precisa?. O caminhão oferecia capacidade de carga líquida para 28 toneladas e trazia motor Cummins de 310 cv, além de conveniências como ar-condicionado e suspensão pneumática na cabine.

Crédito: MAN Latin America

O veículo esteve disponível no mercado brasileiro de 2002 a 2005, período no qual foram entregues mais de 12 mil unidades. ?Chegamos a registrar mais de 200% de aumento nas vendas do produto entre 2002 e 2003?, lembra Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da montadora. ?Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. A estratégia deu certo. Desde 2002 nos mantemos na liderança do segmento. Hoje, temos mais de 40% de market share.?

Por aqui, o modelo foi substituído em 2006 com o lançamento da linha Constellation e, com ela, o 19.320. Mas seguiu em linha de produção para atender aos mercados de exportação da companhia, como Nigéria, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia. Ao longo de seus 15 anos acumulou mais de 15 mil unidades vendidas.

O Titan Tractor ficou ainda mais popular por ser o caminhão das personagens Pedro e Bino, na segunda temporada do seriado Carga Pesada, da TV Globo. Por sua relevância para a empresa, o último Titan com essa configuração ficará em exposição na fábrica, junto a outros marcos da trajetória da montadora, como o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation.