A MAN Latin America aposentou um dos maiores campeões de venda de sua história. Trabalhadores da fábrica de Resende (RJ) produziram na semana passada a última unidade do VW Titan Tractor 18.310, caminhão que proporcionou à montadora pico de 56% de participação no segmento de entrada de cavalos-mecânicos pesados.
Lançado em 2002, o veículo foi projetado para atender demanda do transporte de carga, que procurava um caminhão intermediário, entre os semipesados e os chamados extrapesados. Na época, uma solução inexistente no mercado e que contribuiu para popularizar o slogan da montadora “Menos você não quer, mais você não precisa”. O caminhão oferecia capacidade de carga líquida para 28 toneladas e trazia motor Cummins de 310 cv, além de conveniências como ar-condicionado e suspensão pneumática na cabine.
O veículo esteve disponível no mercado brasileiro de 2002 a 2005, período no qual foram entregues mais de 12 mil unidades. “Chegamos a registrar mais de 200% de aumento nas vendas do produto entre 2002 e 2003”, lembra Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da montadora. “Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. A estratégia deu certo. Desde 2002 nos mantemos na liderança do segmento. Hoje, temos mais de 40% de market share.”
Publicidade
Por aqui, o modelo foi substituído em 2006 com o lançamento da linha Constellation e, com ela, o 19.320. Mas seguiu em linha de produção para atender aos mercados de exportação da companhia, como Nigéria, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia. Ao longo de seus 15 anos acumulou mais de 15 mil unidades vendidas.
O Titan Tractor ficou ainda mais popular por ser o caminhão das personagens Pedro e Bino, na segunda temporada do seriado Carga Pesada, da TV Globo. Por sua relevância para a empresa, o último Titan com essa configuração ficará em exposição na fábrica, junto a outros marcos da trajetória da montadora, como o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation.