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Uber e Tesla lançam programa para acelerar adoção de caminhões elétricos nos EUA

Programa lançado pela Uber Freight em parceria com a Tesla Motors vai subsidiar a compra de caminhões elétricos Tesla Semi

Thiago Vinholes

30 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Parceria da Tesla com a Uber Freight quer incentivar a adoção de caminhões elétricos nos EUA
Crédito:Uber/Divulgação

A Uber Freight e a Tesla Motors anunciaram um programa conjunto para acelerar a adoção do caminhões elétricos Semi nos Estados Unidos. O projeto tem como foco o modelo pesado Tesla Semi que enfrentou diversos atrasos em seu lançamento, mas que agora volta ao centro dos debates sobre transição energética no transporte rodoviário de carga no país.

O “Programa Acelerador de Frota de Veículos Elétricos Dedicados” inclui três princípios: subsídio no preço do caminhão, infraestrutura de recarga ajustada às rotas das transportadoras, bem como frete garantido por meio da Uber Freight. Dessa forma, o programa pretende reduzir os custos iniciais de adesão e mitigar as incertezas operacionais que ainda cercam os veículos elétricos pesados, segundo as empresas.

De acordo com a Uber, a parceria com a Tesla Motors tem como objetivo tornar o futuro de emissões zero “mais alcançável do que nunca”. Ainda segundo a empresa, o programa incentiva transportadoras a adquirir soluções alternativas em meio ao declínio dos incentivos federais dos EUA aos veículos elétricos.

Produção do Tesla Semi deve ganhar escala em 2026

A Tesla prometeu que a produção em série do Semi começará no fim de 2025, com aumento de escala previsto para 2026. A fábrica localizada em Reno, no estado de Nevada, terá capacidade para fabricar até 50 mil caminhões por ano. Apesar do otimismo, a empresa do bilionário Elon Musk já perdeu prazos anteriores de lançamento.

Ainda assim, o Semi tem chamado atenção pelos resultados obtidos em testes-piloto. Por exemplo, em parceria com a Uber Freight, a Tesla já colocou modelos pré-produção em operação com um grupo de transportadoras. Durante dois meses, os caminhões rodaram 19.886 quilômetros e registraram consumo médio de 1,72 kWh por milha, superando a meta da própria montadora de manter o índice abaixo de 2 kWh por milha.


Conforme dados da Tesla, os veículos envolvidos precisaram de 60 horas de recarga no período de teste. Para atender essa demanda, a Uber informou que as rotas do programa serão planejadas de forma integrada com a rede de estações de carregamento nos EUA, voltadas especificamente para suprir às necessidades do Semi.

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