A Uber Freight e a Aurora Innovation iniciaram oficialmente um serviço de transporte comercial com caminhões autônomos pesados nos Estados Unidos. A operação começou neste mês entre Dallas e Houston, no estado do Texas. Está é a primeira vez que veículos sem motorista circulam com cargas em rotas comerciais regulares por vias públicas no país.
- VEJA MAIS:
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
- Fiorino elétrico por assinatura: startup aposta na conversão de furgões para frotas
A Aurora desenvolveu o sistema Aurora Driver, uma plataforma de condução autônoma de Nível 4, capaz de operar dirigir caminhões sem a presença de um condutor. Além disso, o veículo da empresa também tem autorização para rodar sem um motorista de emergência.
“Agora, somos a primeira empresa a operar com sucesso e segurança um serviço de transporte comercial autônomo em vias públicas”, afirmou Chris Urmson, CEO e cofundador da Aurora.
Além da Uber Freight, a transportadora Hirschbach Motor Lines, do Texas, também participa do lançamento. De acordo com a Aurora, a nova operação insere o transporte autônomo em um dos principais corredores logísticos dos EUA, em um momento em que o setor busca eficiência frente ao envelhecimento dos motoristas.
Plano de expansão prevê novas rotas até o fim de 2025
A Aurora planeja expandir o serviço autônomo para El Paso, no Texas, e Phoenix, no Arizona, até o final de 2025. A empresa já realizou mais de 4,8 milhões de quilômetros em testes supervisionados, entregando cerca de 10 mil cargas durante a fase de desenvolvimento. Conforme divulgado a companhia, os caminhões autônomos rodam com um hardware próprio e contam com sistemas redundantes de frenagem, direção, sensores, energia e comunicação.

De acordo com a empresa, o Aurora Driver enxerga além do comprimento de quatro campos de futebol e consegue prever o comportamento de veículos em infrações, como avanços de sinal, além de detectar pedestres no escuro. Além disso, a tecnologia utiliza um método chamado IA Verificável, que combina machine leaning com regras rígidas de segurança para tomar decisões.
O governador do Texas, Greg Abbott, elogiou o projeto e destacou o papel do estado como ambiente propício à inovação. “Esses novos caminhões autônomos no corredor da I-45 movimentarão produtos com eficiência, criarão empregos e ajudarão a tornar nossas estradas mais seguras”, afirmou.

Para ampliar o serviço, a Aurora afirma que continuará trabalhando com parceiros para desenvolver caminhões específicos para operações autônomas em larga escala. Nesse sentido, Richard Stocking, CEO da Hirschbach Motor Lines, diz que os caminhões autônomos também devem melhorar a qualidade de vida dos motoristas humanos, que poderão focar em rotas mais curtas e menos exaustivas.
A Uber Freight celebrou o início das operações comerciais. “Transportar cargas comerciais autônomas sem ninguém ao volante é um passo histórico em nossa missão de construir uma cadeia de suprimentos mais inteligente e eficiente”, declarou Lior Ron, fundador e CEO da empresa.