A Truckpad está mais próxima de ser a protagonista de mais uma revolução no universo do transporte. A plataforma que vem eliminando a figura do intermediário entre a carga e o caminhoneiro, pavimenta caminhos para oferecer novos serviços digitais ao motorista.
Com mais de 700.000 mil downloads, dos quais mais de 350.000 cadastros ativos e 8.000 empresas que oferecem cargas diariamente, a ferramenta abriga um mundo de informações capaz de entregar soluções na medida dos desejos de caminhoneiros e das transportadoras.
Pela via digital, a startup já contribui para que o motorista autônomo fature, em média, 30% a mais em cada frete, índice frequentemente cobrado pelas agências de carga como comissão. Agora, a plataforma começa a dar passos para facilitar ainda mais a rotina do motorista e das empresas contratantes.
Publicidade
Localização de postos de serviços, possibilidade de verificação de notas fiscais e comprovantes de entregas de carga pelo smartphone, como também emissão de ordem de carregamento já começam a fazer diferença no segmento de transporte.
“É mais uma etapa em direção à nossa ideia original, de fazer do tablet uma extensão do painel do caminhão”, conta Carlos Mira, CEO da Truckpad. “A jornada começou com a carga como prioridade, a principal necessidade do caminhoneiro. Mas queremos mais, criar soluções para o dia a dia desse profissional.”
Hoje, a plataforma já se revela como poderosa ferramenta para alavancar os negócios das empresas que procuram de caminhoneiros e dos motoristas que precisam da carga.
Como criadora de um mercado livre para o segmento de transporte rodoviário de carga, o aplicativo pode localizar e contratar determinado motorista de acordo com as necessidades de embarcadores ou empresas transportadoras, como também encontrar a carga disponível para o motorista. “O que não dá mais para aceitar é o caminhoneiro ficar 15 dias parado atrás de frete, como ainda ocorre”, reforça Mira.
Pelo lado do dono da carga, o criador do Truckpad conta que aplicativo também tem impulsionado as operações de transporte. “Antes, a simples procura por um motorista poderia levar dias. Com a plataforma a solução chega em minutos, o que melhora a produtividade da empresa.”
Se hoje o aplicativo já rentabiliza o cotidiano de trabalho, Mira acredita que mais pode ser feito. Para os próximos passos o debate é fundamental. Como agente catalizador do segmento, o CEO da Truckpad está à frente da realização do Frotas Conectadas.
Em sua terceira edição, o evento reunirá nos dias 22 e 23 de maio, no Parque Tecnológico em São Paulo, transportadoras, operadores logísticos, fabricantes de veículos, empresas de tecnologia e startup com o único propósito de discutir o futuro da mobilidade. “Colocamos em prática o conceito de rede, no qual reúne grupo de pessoas que aparentemente nada tem a ver, mais que no fim se conecta de alguma forma.”