Você está lendo...
Traton se une à TuSimple para desenvolver caminhão autônomo
Notícias

Traton se une à TuSimple para desenvolver caminhão autônomo

Traton e TuSimple testarão os chamados caminhões autônomos nível 4 na Suécia. As empresas também pretendem fazer testes na Alemanha

Redação

03 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

Traton
Crédito:Divulgação

O Grupo Traton vai desenvolver caminhões autônomos com a TuSimple, empresa de tecnologia de condução autônoma. Segundo o site Truck News, a empresa já tem um acordo semelhante com a Navistar International. Essa parceria também visa o desenvolvimento de veículos autônomos para o mercado norte-americano.

A união do Grupo Traton com a TuSimple visa o mercado europeu. Na Europa, a Volkswagen, que faz parte do grupo, é dona da MAN e da Scania.

Assim como os Estados Unidos, a Europa sofre com a escassez de motoristas de caminhão. Segundo estimativas do setor, na Alemanha o déficit de caminhoneiros chega a 60 mil. O Grupo Traton aposta nos caminhões autônomos como uma potencial solução para esse problema.


"Nossa parceria com o Traton Group acelera a introdução de caminhões autônomos para novos mercados internacionais. E estamos ansiosos por nossa parceria global", disse Cheng Lu, presidente da TuSimple.

Como parte do acordo, Traton assumiu uma participação minoritária na TuSimple. As empresas não divulgaram o tamanho ou os termos do investimento. Os caminhões de teste terão logotipos das marcas Traton.

Traton e TuSimple vão testar autônomos nível 4 na Europa

As empresas parceiras testarão os chamados caminhões autônomos nível 4 na Suécia. Elas também esperam fazer testes na Alemanha. Os caminhões podem dirigir por conta própria, mas um motorista de segurança monitora sua operação e assume o controle, se necessário.


TuSimple e Navistar disseram que terão um caminhão autônomo totalmente integrado pronto para produção em escala nas fábricas de caminhões até 2024. Os clientes poderão comprar caminhões totalmente autônomos através dos canais tradicionais de vendas da Navistar nos Estados Unidos, Canadá e México.

A TuSimple já opera uma frota de 40 caminhões autônomos nos EUA, transportando cargas autônomas entre o Arizona e o Texas. Mas, por enquanto, esses veículos têm um motorista de segurança dentro da cabine para monitorar o desempenho do caminhão e assumir os controles quando necessário. Mas a TuSimple revelou que planeja demonstrar operações sem motorista em algum momento no próximo ano.