O Grupo Traton iniciou uma nova etapa na integração técnica entre suas marcas. A partir de agora, cerca de 9 mil profissionais das áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de Scania, MAN, International e Volkswagen Caminhões e Ônibus passam a operar sob uma estrutura unificada, chamada Group R&D. A nova organização ficará sob o comando de Niklas Klingenberg, membro do conselho executivo do conglomerado responsável por P&D.
- VEJA MAIS:
- Aumento do biodiesel no diesel: como a nova mistura impacta o setor de transporte
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
- Comissão do Senado aprova botão do pânico para motoristas profissionais
A reformulação tem como objetivo principal eliminar sobreposições de trabalho entre as marcas e aumentar a eficiência no desenvolvimento de produtos. De acordo com o Grupo TRATON, outros 3 mil profissionais continuarão atuando dentro das divisões específicas de cada marca, por meio de uma estrutura complementar chamada Brand Identity Development (BID). Essa divisão permitirá que cada fabricante mantenha suas características técnicas e identidade própria, mesmo com a adoção de soluções em comum.
Klingenberg afirmou que a aproximação entre as equipes permitirá avanços importantes no desenvolvimento de inovações. “A cooperação mais estreita em Pesquisa & Desenvolvimento nos tornará mais rápidos e eficientes. Assim, conseguiremos desenvolver inovações mais direcionadas e colocar produtos no mercado mais cedo”, declarou o executivo.
Sistema modular será ampliado com a integração
Com a nova estrutura, a TRATON também planeja ampliar o uso do chamado TRATON Modular System. Esse sistema é um conjunto de componentes e soluções que o grupo compartilha entre suas diferentes marcas. Segundo a empresa, a padronização reduz custos e prazos de desenvolvimento, bem como também permite adaptar as tecnologias a diferentes níveis de desempenho e necessidades regionais.
Além disso, a empresa aposta que a cooperação entre o Group R&D e a equipe de BID vai acelerar a criação de soluções mais sustentáveis e conectadas para o setor de transportes. O foco passa a ser o desenvolvimento de tecnologias modulares aplicáveis a múltiplos produtos, mas adaptáveis conforme os requisitos de cada mercado e cliente.