Redação

31/01/2022 - 4 minutos de leitura.

Toyota transforma Etios hatch em furgão de carga no mercado argentino

A Toyota tirou os bancos traseiros do Etios para transformar o espaço em compartimento de cargas; versão está à venda apenas para os hermanos

Feito no Brasil exclusivamente para exportação, Toyota Etios ganha versão para cargas na Argentina Crédito: Toyota/Divulgação

A Toyota aposentou a linha Etios no Brasil no começo de 2021. Mas o modelo continua a sair da fábrica de Sorocaba (SP) para mercados vizinhos. Pois a Toyota Argentina retirou o banco traseiro do hatch e o transformou em um furgão. Assim nasceu a nova versão do compacto, o Etios Aibo, que está à venda somente no país vizinho.

Dessa forma, desde abril do ano passado a montadora japonesa destina esses carros para exportação, sendo um dos destinos a Argentina. Lá, o Etios Aibo tem preço sugerido de $ 1.994.000 pesos, o equivalente a R$ 102.212 na conversão direta. Com capacidade de carga de 450 kg, o comercial leve serve ao transporte urbano, bem como a serviços técnicos.

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Toyota/Divulgação

Compartimento de carga

Assim, para que os produtos fiquem bem acomodados na área da carga, a engenharia da Toyota projetou um assoalho resistente e uma armação metálica que serve como pontos de amarração e proteção. Desta forma, evita que o produto que está sendo transportado escorregue saia do lugar. Para reforçar a segurança, o furgão também tem uma grade que divide o compartimento de carga e o de passageiros.

Toyota/Divulgação

Proteção visual

Os vidros laterais e traseiro, por sua vez, ganharam um tipo de adesivo que "esconde" o compartimento de carga.

Mesmo motor do hatch

O motor 1.5 litro a gasolina de quatro cilindros entrega potência de 103 cv e torque de 13,9 mkgf. Ele trabalha com o câmbio manual de seis velocidades. O conjunto tem como principal proposta o baixo consumo.


Toyota/Divulgação

Itens de série

De série, a versão furgão vem com direção assistida, ar-condicionado, desbloqueio elétrico do porta-cargas e rádio com CD, MP3, Bluetooth, USB e entrada auxiliar. No que se refere à segurança, tem freios com ABS, airbags frontais para motorista e passageiro. Além de assistente de partida em rampa e os controles de estabilidade e de tração.

A ideia de transformar hatches em versões de carga não é nova. Em 2013, a Fiat criou uma versão furgão para o Uno. Por fim, dois anos depois, em 2015, foi a vez de a Renault apresentar a versão cargo do Clio. Contudo, também exclusivo do mercado argentino.


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