A Toyota Motor Europe anunciou sua participação nos testes da tecnologia Twin Mid Flow, um novo sistema de reabastecimento de hidrogênio desenvolvido em parceria com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a ENGIE. De acordo com a marca japonesa, a solução deve reduzir significativamente o tempo de abastecimento para veículos movidos a células a combustível.
- VEJA MAIS:
- Os caminhões que gostaríamos de ver no Brasil, mas não são vendidos aqui
- Caminhões da Copa Truck têm mais de 1.000 cv e passam dos 200 km/h
- Preço do diesel subiu: veja 10 dicas para economizar combustível
O projeto, que faz parte da iniciativa RHeaDHy, financiada pela União Europeia, busca viabilizar estações de reabastecimento mais eficientes e acessíveis. Atualmente, um dos principais impeditivos para a adoção em larga escala de veículos a hidrogênio é a disponibilidade de postos capazes de atender tanto veículos leves quanto pesados e de forma rápida. Nesse sentido, a tecnologia Twin Mid Flow resolve essa questão ao incorporar um bico duplo de alto fluxo, que permite abastecer um caminhão de 40 toneladas em menos de 12 minutos e um automóvel em menos de 5 minutos.
O novo sistema reduz em cerca de 60% o tempo de reabastecimento de caminhões e em 45% o de automóveis, em comparação com estações de hidrogênio mais antigas. O início dos testes com as estações Twin Mid Flow está previsto para o quarto trimestre de 2025. A Toyota participará da ação cedendo um caminhão elétrico com célula de combustível e uma bancada de testes.
Publicidade
Um posto de hidrogênio a cada 200 quilômetros
A iniciativa RheaDHy é um consórcio de empresas europeias que trabalham em parceria para desenvolver soluções veículos a hidrogênio na Europa, bem como as infraestruturas de apoio e reabastecimento. O nome do grupo é um acrônimo que remete a palavra ready, de “preparar” em inglês. A sigla significa “Reabastecimento de veículos pesados com hidrogênio de fluxo muito alto”, em tradução livre.
As ações promovidas pelo consórcio acompanham às metas do Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR) da União Europeia. Uma delas, determina a implantação de estações públicas de hidrogênio a cada 200 quilômetros nas rodovias da Europa até 2030.
Segundo Thiebault Paquet, vice-presidente de P&D da Toyota Motor Europe, a parceria com a HRS e a ENGIE fortalecerá os ecossistemas de reabastecimento de hidrogênio. "Trabalhamos com parceiros que desenvolvem soluções inovadoras de emissão zero utilizando nossos sistemas avançados de células de combustível. O Twin Mid Flow é o próximo passo para impulsionar o crescimento do hidrogênio."