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Toyota lança nova célula a combustível para veículos comerciais

Nova célula de combustível da Toyota é projetada para servir em veículos comerciais pesados; sistema chegará ao mercado em 2026

Thiago Vinholes

18 de fev, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Toyota, célula de combustível
Nova célula de combustível da Toyota pode ser aplicada em veículos pesados
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota anunciou que desenvolveu um nova célula de combustível. Trata-se, portanto, da terceira geração desse tipo de tecnologia projetada pela montadora japonesa. Além disso, o novo dispositivo, que gera eletricidade ao combinar hidrogênio com oxigênio do ar, servirá na propulsão de veículos pesados. Até então, o fabricante oferecia esses sistemas apenas para automóveis.

A Toyota informa que projetou a nova célula de combustível para atingir o mesmo nível de robustez dos motores a diesel e oferecer maior eficiência energética em relação à versão anterior. Conforme dados da marca, o equipamento de terceira geração reduz em 20% o consumo de hidrogênio. Dessa forma, veículos com o sistema atualizado tem uma autonomia até 20% maior.

Ainda de acordo com o fabricante, a nova célula de combustível é até duas vezes resistente que o modelo da segunda geração. Segundo a Toyota, o sistema mais confiável atende às exigências do setor de transporte comercial. Ademais, a montadora informou que reduziu significativamente os custos de produção do dispositivo a hidrogênio.


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A Toyota apresentará sua nova geração de célula de combustível durante a International Hydrogen & Fuel Cell Expo, em Tóquio, no Japão, entre os dias 19 e 21 de março. A empresa planeja oferecer o equipamento de nova geração a partir de 2026 em mercados da América do Norte, Ásia e Europa.

Toyota entregou 28.000 células de combustível desde 2014

Atualmente, a Toyota é um dos fabricantes mais empenhados no desenvolvimento e produção de células de combustível. A marca japonesa, por exemplo, foi a primeira do mundo a lançar um automóvel com o sistema a hidrogênio produzido em larga escala, o Mirai, em 2014. Desde então, a montadora vendeu aproximadamente 28.000 unidades do veículo em mais de 30 países.

Toyota, Mirai, célula de combustível
O Toyota Mirai foi primeiro carro com célula a hidrogênio produzido em larga escala - Toyota/Divulgação

Além disso, desde 2019, a Toyota também forneceu mais de 2.700 sistemas de célula de combustível para uso em outras aplicações, como ônibus, trens e geradores de energia estacionários. Segundo o fabricante, mais de 100 clientes ao redor do mundo operam esses equipamentos.

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