Lançamentos

Toyota lança marca de caminhões elétricos Tern

Baseado em modelo da Hino, primeiro caminhão da Tern, nova marca da Toyota, chega no fim de 2024

Redação

26 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota vai lança a Tern, sua marca de caminhões pesados elétricos
TERN-2024
Crédito:Toyota/Divulgação
Toyota vai lança a Tern, sua marca de caminhões pesados elétricos

A Toyota oferece caminhões em alguns países, sobretudo da Ásia, por meio da Hino Motors, sua divisão de veículos comerciais pesados. Agora, o grupo japonês está lançando a Tern, marca focada em modelos do mesmo segmento, mas com propulsão elétrica.

O movimento ocorre logo após a Daimler Trucks tirar a Fuso de cena nos Estados Unidos. A marca de caminhões elétricos é fruto de uma parceria com a Mitsubishi. Em seguida, o grupo alemão lançou nos EUA a Rizon. Ou seja, uma nova divisão do mesmo segmento, mas focada em modelos elétricos.

VEJA TAMBÉM
Iveco Tector NG semipesado a gás chega ao Brasil no 2º semestre
Biodiesel B100 é mais econômico que B13, revela estudo
Mercedes-Benz lança novo chassi de ônibus exclusivo para demandas corporativas


Publicidade

Ou seja, a Toyota fez movimento semelhante. A Advanced Clean Transportation (ACT), feira do setor de transportes voltada à redução de emissões foi palco do anúncio. No evento, que ocorre na Califórnia, a Toyota informou que as vendas começam justamente nos EUA.

Novo caminhão da Toyota é Hino repaginado

Inicialmente, a Tern terá um único modelo, feito sobre a base de um Hino. Ou seja, o Hino 600 XL Série com tração 4x2. Porém, em vez de motor a combustão o modelo vai ter propulsão elétrica a bateria. A "novidade" foi batizada de Tern RC8. Afinal, trata-se de um caminhão pesado Classe 8.

Segundo a Toyota, a montagem do Tern RC8 vai ser nos EUA. Porém, há eixo eletrônico Dana Zero-8 e células de bateria fabricadas pela Panasonic Energy no Japão. Seja como for, a partir de 2026 a empresa promete iniciar a montagem do sistema no Estado de Kansas, nos EUA.


De acordo com a Toyota, os caminhões da Tern vão ser oferecidos pela rede de concessionárias que até então vendiam modelos da Hino. Assim, a empresa garante que poderá oferecer um serviço de pós-vendas de qualidade. A produção em série dos novos caminhões começa no último trimestre de 2024.  

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião