Tecnologia

Toyota começa a testar seu caminhão movido a hidrogênio

Primeiro caminhão a hidrogênio para testes em estradas será laboratório para avaliação de melhorias; lançamento será no fim desta década

Redação

26 de set, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

caminhão a hidrogênio
A cooperação permitirá consolidar conhecimentos sobre como implantar caminhões com célula a combustível
Crédito:Divulgação/Toyota

O primeiro caminhão movido a hidrogênio da VDL Groep já está pronto. E vai começar a fase de testes. O modelo tem célula de combustível da Toyota. A iniciativa é fruto de um acordo entre as empresas que vai criar quatro caminhões elétricos a hidrogênio. Eles serão utilizados por VOS Transport Group, CEVA Groupe CAT e Yusen, todos fornecedores da Toyota. Assim, as empresas irão contribuir com o projeto ao utilizarem os caminhões em suas rotas.

Dessa forma, os caminhões passarão por diversos locais da Europa. Por exemplo, pela Antuérpia, na Bélgica, Lille, na França, e Colônia, na Alemanha. Além disso, os Países Baixos. Conforme as empresas, as rotas têm ao menos um posto de abastecimento. Além de soluções de reserva.

LEIA MAIS
ANTT libera calendário de renovação do Registro Nacional de Transportes
FPT produzirá motor a gás para caminhões e ônibus no Brasil
Sistema eletrônico 'Big Brother' puxa orelha de caminhoneiro desatento


Publicidade

Divulgação/Toyota

Melhorias no caminhão a hidrogênio da Toyota

Seja como for, o primeiro caminhão para testes em estradas será um laboratório. Ele vai permitir à Toyota avaliar a solução. E, então, promover melhorias nas próximas etapas. Conforme as empresas, a cooperação permitirá consolidar conhecimentos sobre como implantar caminhões com célula a combustível de hidrogênio. Sobretudo em vias públicas. Bem como contribuir para a transição energética da Europa rumo à descarbonização.

Por fim, a previsão é que os caminhões fiquem em testes por cinco anos. Ou seja, o lançamento comercial só deve ocorrer no final desta década. De toda forma, o experimento deve estimular o desenvolvimento de uma infraestrutura de hidrogênio sustentável em toda a Europa. Algo que hoje ainda parece distante da realidade, mesmo em países desenvolvidos.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião