Caminhoneiros que passarem pelo km 57 da Rodovia Castello Branco – sentido capital de São Paulo – poderão se informar melhor sobre os riscos que o diabetes traz à saúde e fazer gratuitamente o teste de glicemia. Também será informado quais os fatores que levam à doença, como consumo excessivo de doces, caroboidratos, refrigerantes e outros. A obesidade e o sedentarimo também estão na lista.
A ação está sendo organizada durante toda essa semana pela CCR ViaOeste e o Instituto CCR. E ocorre nesse período porque no dia 14, próxima quinta, será o Dia Mundial do Diabetes.
Em 2019, mais de 2 mil caminhoneiros foram atendidos pelo Programa e realizaram o teste de glicemia. Desse total, 13% apresentaram alterações no resultado do teste, com glicemia fora dos padrões adequados. Segundo o Ministério da Saúde, em 10 anos houve um crescimento da doença em 61,8% no Brasil.
Publicidade
Leia também: Movimento de caminhões fica estável nas rodovias pedagiadas
Previna o diabetes
O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Os profissionais que atuam no Programa Estrada para a Saúde irão alertar os motoristas sobre os principais sintomas da doença, como cansaço fácil, muita sede, maior apetite e urina aumentada. No tipo 1 de diabetes, prevalece o emagrecimento da pessoa. Enquanto no tipo 2, há um ganho considerável de peso.
Para prevenir a doença, é fundamental evitar o consumo desses alimentos e manter uma dieta equilibrada, com frutas, legumes, ovos, peixe, frango e arroz integral. É importante realizar exames de glicemia e consultar o médico regularmente. Adotar a prática de atividades físicas é outra forma de combater o diabetes.