A Iveco concluiu recentemente os testes em estrada com um caminhão pesado semiautônomo na Alemanha. O projeto, realizado em parceria com a desenvolvedora de software Plus, a operadora logística DSV e a rede de farmácias dm-drogerie markt, avaliou o desempenho da tecnologia em condições reais de operação. A ação estava em curso desde junho de 2024.
- VEJA MAIS:
- Kia lança Bongo K2500 4x4 com garantia maior e manutenção mais espaçada
- Emplacamentos de implementos caem 3,72% com juros altos e menos investimentos
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Durante vários meses, os parceiros realizaram validações da solução de assistência ao motorista desenvolvida pela Plus. Após esse período, o caminhão da linha S-Way equipado com sensores - incluindo lidar, radar e câmeras - percorreu a rota entre os armazéns da dm-drogerie markt em Krefeld e Hennef. De acordo com os envolvidos, o sistema operou com segurança e contribuiu para reduzir o consumo de combustível do veículo em cerca de 10%.
Além disso, o projeto demonstrou ganhos em eficiência operacional e conforto ao motorista. A tecnologia desenvolvida pela Plus auxilia em manobras complexas, centraliza o caminhão na faixa, realiza mudanças de faixa e reage com previsibilidade ao trânsito. Dessa forma, o condutor permanece no controle, monitorando o sistema durante toda a viagem.
Parceria testa solução com foco em rotas previsíveis
De acordo com a Iveco, a ação demonstrou a viabilidade do caminhão semiautônomo em rotas entre centros logísticos, onde há repetição e disponibilidade de dados. "Esses resultados reforçam nossa crença de que a automação não substituirá o motorista, mas elevará seu papel, reduzindo a fadiga, auxiliando manobras complexas e criando um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo”, afirmou Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital da montadora italiana.
A DSV, por sua vez, destacou o potencial da tecnologia para enfrentar a escassez de motoristas na Europa. “A tecnologia de direção autônoma melhorará significativamente o ambiente de trabalho, reduzirá a fadiga mental e física, aumentará a segurança e permitirá um conjunto de motoristas significativamente mais diversificado", disse Peter Matthiesen, Diretor Sênior de Inovação, Mobilidade e Tecnologia de Caminhões da empresa.
A Plus informou que planeja introduzir seu sistema de direção autônomo de fábrica em caminhões a partir de 2027, começando pelos Estados Unidos e depois na Europa.
Caminhão semiautônomo antecipa a automação completa
Segundo a Iveco, os resultados práticos confirmaram as premissas esperadas sobre segurança, estabilidade e consumo. A montadora considera que a automação não substituirá o motorista, mas transformará sua função. No futuro, os condutores poderão assumir tarefas de supervisão e atuar em centros de controle, ampliando o alcance da operação logística.
Mesmo com a evolução técnica, a presença de um motorista continuará necessária por enquanto. A transição para o uso de caminhões totalmente autônomos ainda depende da criação de um ecossistema que envolva, por exemplo, sistemas automatizados de recarga e reabastecimento.