O Tesla Semi, primeiro caminhão elétrico da marca de veículos de Elon Musk, ainda não foi lançado. Porém, já causou estragos nos Estados Unidos. Segundo informações do site Drive, o cavalo-mecânico sofreu uma pane e parou na alça de acesso a uma rodovia na Califórnia. Assim, ao tentar passar pelo local, um outro caminhão ficou preso, impedindo o tráfego.
De acordo com informações do site, trata-se de um protótipo que estava em testes. Porém, não está claro o que realmente aconteceu para causar a parada do Tesla Semi. Um vídeo postado por Serge Their Car Hauler em seu canal no YouTube mostra imagens dos dois veículos parados. Bem como do reboque que seria utilizado na remoção.
Veja o vídeo abaixo:
O caminhoneiro que fez o vídeo sabia que o Tesla Semi havia dado pane. Além de estar com a câmera ligada antes de chegar ao local, ele diz que estava perto do modelo que quebrou. Depois, mostrou uma van do pessoal da área técnica da Tesla. Além disso, nas imagens aparece um carro da polícia bloqueando o acesso à alça. Bem como dá para ver o congestionamento formado, mais ao fundo.
Publicidade
Telsa Semi pode ter autonomia de mais de 800 km
Apresentado em 2017, o Tesla Semi deveria ter entrado em produção em série em 2019. Porém, até agora há apenas unidades em testes rodando nos EUA. Seja como for, após sucessivos adiamentos a empresa informa que o primeiro lote vai ser entregue à PepsiCo até o fim deste ano.
Segundo a fabricante, o Tesla Semi tem quatro motores para movimentar as rodas traseiras. Além disso, dependendo do pacote de baterias, a autonomia é de 482 km ou 805 km. Ou seja, muito superior à dos caminhões elétricos de marcas como Volvo, Daimler e Scania.
Da mesma forma, a empresa promete desempenho melhor que o dos concorrentes. De acordo com a fabricante, o Tesla Semi pode acelerar de 0 a 60 km/h em 20 segundos. Além disso, tem capacidade para tracionar até 34 toneladas.
Sistema autônomo de condução
Assim como nos automóveis da Tesla, o caminhão elétrico conta com vários recursos eletrônicos de assistência ao motorista. Entre eles está o Auto Pilot, sistema de condução autônoma que permite que o veículo rode sozinho, sem interferência humana.
Além disso, a empresa informa que as baterias podem ser carregadas em cerca de 2 horas em estações com 240 kW de potência. Em relação aos custos, o Tesla Semi oferece boa vantagem na comparação com caminhões convencionais. Embora seu preço seja muito mais alto, o próprio Elon Musk afirma que o investimento pode ser recuperado em, no máximo, dois anos.