Em 2017, Elon Musk prometeu que o Tesla Semi seria lançado em 2020. Porém, até 2022 menos de 100 unidades foram entregues à Pepsico para testes. Agora, finalmente, a produção em série deve ter início e, nesse caso, o modelo deverá entrar em fase de vendas.
Segundo a marca, isso vai ser possível justamente por casa dos testes feitos em operações reais feias pela Pepsico. Atualmente, a empresa avalia cerca de 70 unidades do Semi.
VEJA TAMBÉM
Caminhões que começam 2025 em destaque no Brasil e no mundo
Pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório agora é exclusivo por tag elétrônica
CEO da Braspress dis que Brasil pode ter 'apagão logístico'
Publicidade
Conforme o diretor do programa de caminhões da Tesla Motors, Dan Priestley, nessas avaliações práticas os caminhões estão respondendo bem às expectativas. Porém, o executivo não revelou detalhes sobre o comportamento do cavalo mecânico elétrico.
Seja como for, o executivo informou na rede social X que a planta anexa à Gigafactory da Tesla em Nevada, nos Estados Unidos, está quase pronta. Com isso, será possível dar início à produção em série do caminhão elétrico.
A novidade ocorre, depois de a empresa garantir a entrega de quase todas as unidades do Tesla Cybertruck. Inclusive, no Brasil, já foram emplacadas 17 unidades da picape, conforme a Fenabrave.
Vale lembrar que com o lançamento da picape e seu enorme sucesso pelo mundo, a Tesla optou por priorizar a produção do modelo em vez do caminhão. Além disso, desde a primeira aparição do Tesla Semi, o caminhão já passou por mudanças, incluindo relacionadas ao trem de força e à autonomia.
Fábrica exclusiva para o Tesla Semi
Seja como for, a nova fábrica será dedicada exclusivamente à produção do caminhão. E segundo Priestley, as primeiras unidades começam a ser montadas ainda no terceiro trimestre deste ano. Assim, a partir disso a empresa começa a fazer as primeiras entregas aos clientes.
Por ora, o que se projeta é que o caminhão que começará a ser entregue, seja igual aos modelos que rodam na Pepsico. Ou seja, com autonomia de cerca de 600 km carregado. Todavia, a expectativa é que a Tesla divulgue em breve mais detalhes técnicos do veículo.
O Tesla Semi tem potência total equivalente a 1.020 cv. E conta com três motores elétricos instalados nos eixos traseiros. De acordo com os motoristas da Pepsico, o pesado entrega bom desempenho. Prova disso é que o modelo vai de 0 a 96 km/h em cerca de 5 segundos.
Nas operações da Pepsico, o caminhão chegou a uma autonomia de 805 km. Porém, sem rodar por muitos aclives e sem estar totalmente carregado. Conforme a Tesla, o PBT do modelo é de 37 t.