Durante a reunião anual de acionistas da Tesla Motors, realizada neste mês, a fabricante revelou atualizações no caminhão elétrico Semi antes de seu lançamento comercial. Embora o modelo não tenha sido o foco principal da conferência, o CEO Elon Musk reforçou que o veículo chegará ao mercado em 2026.
- VEJA MAIS:
- BYD apresenta nova geração de ônibus elétricos, mas sem previsão no Brasil
- Volvo é pioneira ao aplicar sistema stop/start em caminhões pesados
- Inteligência artificial combate o roubo de carga, mas também representa riscos
Na apresentação, a Tesla mostrou uma imagem do Semi com um novo design. A empresa alterou a parte frontal do veículo, incluindo faróis inspirados em modelos da marca, como o Model Y e a picape Cybertruck, e reduziu o para-brisa. Além disso, a linha do teto recebeu contorno mais suaves e o parachoque dianteiro foi redesenhado. De acordo com o fabricante, essas alterações melhoraram a aerodinâmica do caminhão, aumentando a eficiência para 1,06 kWh por quilômetro – cerca de 1% mais eficiente que os valores anteriores divulgados pela empresa.
Musk destacou que a Tesla projetou o Semi como um veículo global para frotas corporativas. Atualmente, empresas como Frito-Lay e PepsiCo já operam o caminhão nos Estados Unidos em programas de teste com a montadora.
Fábrica do Tesla Semi está pronta
Em outubro, o vice-presidente de Engenharia de Veículos da Tesla Motors, Lars Moravy, anunciou que a empresa havia concluído a construção da fábrica onde o Semi será produzido, em Reno, no estado de Nevada. A etapa seguinte era a instalação dos equipamentos da linha de montagem, com termino previsto até o fim deste ano.

Segundo Moravy, a fábrica vai iniciar a operação piloto de montagem em série dos caminhões ainda neste ano. Em 2026, a empresa ampliará gradativamente a produção até alcançar a capacidade real no segundo semestre, como relatou o executivo. A Tesla projetou a planta em Nevada para produzir 50.000 caminhões elétricos por ano.
Tesla tenta cumprir cronograma após anos de atrasos
O Semi foi apresentado pela Tesla em 2017, com lançamento originalmente previsto para 2019. No entanto, a empresa enfrentou sucessivos adiamentos ligados a desafios técnicos, limitações de fornecimento de baterias e mudanças de prioridade nos investimentos. A companhia iniciou a construção da fábrica em 2023. A planta fica no complexo da Gigafactory Nevada da Tesla, que já abriga parte da produção de células de bateria e componentes elétricos do caminhão.
Caminhão pesado elétrico
O Tesla Semi é um caminhão elétrico da Classe 8 dos EUA. Ou seja, é um caminhão pesado e projetado para o transporte de longa distância. Conforme dados disponíveis no website da marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 20 segundos mesmo com carga máxima de 37.200 kg, impulsionado por três motores elétricos. Além disso, a autonomia varia de 480 a 800 quilômetros, dependendo da configuração da bateria.

O caminhão da Tesla também tem um design bem distinto dos veículos pesados de outras marcas dos EUA, com formato pensado para obter maior eficiência aerodinâmica. No interior, outra inovação: o assento do motorista fica posicionado no centro da cabine e todos os mostradores são distribuídos em telas digitais. O modelo ainda possui equipamentos eletrônicos de segurança e auxílio de condução.