Notícias

Svempa, o mais famoso preparador de Scania do mundo, lança S 770 V8 antes de se aposentar

Svempa, o maior preparador de Scania do mundo, está se aposentando e, para marcar a despedida, ele customizou um cavalo mecânico S 770 V8

Redação

27 de abr, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Svempa customiza seu último Scania S 770 V8
Svempa customiza seu último Scania S 770 V8
Crédito:Svempa/Divulgação
Svempa customiza seu último Scania S 770 V8

Sven Erik "Svempa" Bergendahl, o maior preparador de Scania do mundo, anunciou que vai se aposentar. Aos 82 anos, o sueco está encerrando a carreira em grande estilo. Ou seja, com a customização de um Scania S 770 com motor V8, o maior modelo da nova geração da marca. Ao longo de cerca de 50 anos, ele customizou mais de 600 caminhões da Scania.

Aliás, o fã incondicional só trabalha com caminhões da Scania. Indagado sobre o motivo de não preparar caminhões de outras marcas, Svempa respondeu: "Porque a Scania produz um motor V8 de bom desempenho".

LEIA TAMBÉM: Cantor Prince é eternizado em Scania R 650 com tema "Purple Rain"


Publicidade

O Scania V8 mais desejado de todos os tempos

Seja como for, os projetos assinados pelo time de Svempa contemplam 100% do caminhão. Ou seja, cabine, carroceria e motor. O modelo foi batizado de Frostfire. Algo como "fogo congelado" em tradução livre. O cavalo mecânico celebra os 50 anos do lançamento do motor V8 da Scania, em 2019. Porém, seu lançamento só ocorreu agora. A pandemia do novo coronavírus causou esse adiamento. 

Svempa customiza seu último Scania S 770 V8
Svempa/Divulgação

Segundo a Svempas, nome da empresa sueca, foram quase dois anos de desenvolvimento. Isso inclui do desenho à construção de novos para lamas e defletores de ar nas laterais e na parte traseira. 


Entretanto, a fase mais difícil foi desenvolver o tom de azul idealizando por Svempa para o Frostfire. Além da cor exclusiva, o exemplar do Scania mais potente da história tem outros detalhes únicos. É o caso das faixas em laranja e preto, que dão um belo contraste à pintura. No mesmo sentido, há adesivos em cinza, alusivos à imagem de gelo fragmentado.

De acordo com a preparadora, a pintura consumiu 1.200 horas de trabalho. Bem como 150 litros de tinta de sete tons diferentes, além de 18 camadas de laca incolor. A pintura foi encomendada à Billackeringen. A empresa é parceira de Svempa há 33 anos.

Conforme a oficina escandinava, este foi o trabalho mais difícil de ser executado nas mais de três décadas de atuação conjunta. Seja como for, Svempa diz que não está se aposentando definitivamente. "Mas é o meu último grande show truck. Ou seja, em que toda a customização é idealizada por mim."


Svempa customiza seu último Scania S 770 V8
Svempa/Divulgação

Svempa é o artista de caminhões mais conceituado da Europa

Svempa começou a carreira na customização de caminhões em 1967. Naquele ano, o sueco transformou uma picape Chevrolet em um caminhão de reboque. Assim, fundou sua empresa no sul de Estocolmo. "Eu ouvia o rádio da polícia e sempre esperava ser o primeiro a chegar ao local do acidente. Afinal, além de ajudar, queria mostrar o caminhão", diz Svempa.

Contudo, seu interesse por caminhões começou em 1965, quando ele comprou um LS 1965 para trabalhar no serviço de guincho. Em seguida, Svempa comprou um Scania L140, seu primeiro modelo com motor V8. O cavalo mecânico era equivalente ao LK vendido no Brasil.


Svempa customiza seu último Scania S 770 V8
Svempa/Divulgação

Reconhecimento e fama

Contudo, Svempa só começou a transformar caminhões Scania no início dos anos 1980. O primeiro modelo da marca customizado por ele foi um Scania R 142H 6x2. E já nesse primeiro trabalho o artista recebeu, na Holanda, um prêmio por fazer o caminhão mais bonito da Europa.

Com o passar dos anos, sua fama aumentando. Com isso, Svempa abriu uma revenda de acessórios para caminhões. Além disso, lançou uma grife com itens como camisetas e bonés. O sucesso foi tão grande que o preparador chamou a atenção da Scania.


A marca passou a fornecer caminhões personalizados por Svempa para vários mercados. Especialmente na Europa. Vale dizer, que esses modelos assinados por ele valem até 20% mais que os sem preparação. Por fim, a Scania adquiriu os direitos da marca Svempa Customização.

Deixe sua opinião