Notícias

SVD Transportes vai à Fenatran para comprar ao menos 70 caminhões

Focada no transporte de caminhões das fábricas às concessionárias, SVD aposta na expansão dos negócios e vai renovar frota

Andrea Ramos

05 de nov, 2024 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

SVD Transportes vai à Fenatran para comprar caminhões
SVD
Crédito:SVD/Divulgação
SVD Transportes vai à Fenatran para comprar caminhões

A SVD Transportes vai comprar na Fenatran. Inicialmente, a empresa informa que há boas chances de negociar mais de 70 caminhões na feira. As projeções leva em conta o bom momento pelo qual passa a indústria de veículos pesados no Brasil. Afinal, a SVD é especializada em transportar caminhões das fábricas às concessionárias.

De acordo com dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, no acumulado de janeiro até o início de outubro foram emplacados mais de 100 mil caminhões. Com isso, é possível prever que em 2024 haverá alta de vendas de cerca de 15% ante 2023. Além disso, as fabricantes já projetam que a alta deverá continuar em 2025.

VEJA TAMBÉM
Volvo quer construir corredores elétricos para caminhões no Brasil
Grupo SADA transforma frota de caminhões diesel para gás
DHL vai operar caminhões Nikola movidos a hidrogênio nos EUA


Publicidade

SVD Transportes vai à Fenatran para comprar caminhões
SVD celebra o bom momento e o contrato recém-fechado com a Mercede-Benz; Fotos: SVD

Conforme o CEO do Grupo SVD, Roberto Trindade, a sinalização do mercado é muito boa. "Devido à nossa proximidade com as fabricantes de veículos comerciais, percebemos um movimento positivo. E que deve permanecer”, diz. De modo geral, a empresa tem vários motivos para celebrar.

Em 2023, mesmo com a retração de 37% nas vendas de caminhões ante 2022, a operação da SVD Transportes cresceu 10%. Com isso, a empresa informa que obteve 43% de participação no setor de transporte de caminhões novos no Brasil. O bom resultado se deve à ampliação da carteira de clientes.


SVD deve crescer 20% em 2024

Segundo a companhia, o crescimento deve continuar em 2024. A projeção é de alta de 20% no faturamento em relação a 2023. O avanço está ligado não só ao bom momento do setor de caminhões no Brasil, mas também à novas frentes de negócio.

No fim de 2023, o grupo inaugurou a SVD Acessórios, que já tem contribuído para a alta do faturamento. “Nossa loja de acessórios vai muito bem. Além disso, conseguimos conquistar um cliente de peso, que é a Mercedes-Benz. Logo, isso refletiu no bom momento da empresa”, diz Trindade.

Fenatran cria oportunidade de negócios

A partir de 2019, a SVD passou a comprar caminhões na Fenatran. Aliás, foi nesse período que a empresa deu início à uma nova operação, voltada à venda de seminovos. “Fizemos uma compra grande para renovar a frota. Daí, surgiu a ideia de revender os caminhões usados com todas as garantias de uma loja de seminovos. E começamos um outro negócio”, afirma o CEO do grupo.


Na edição de 2022 da Fenatran, a SVD voltou à feira e comprou 70 caminhões novos de várias marcas. Na edição de 2024, que vai até 8/11, a empresa pretende comprar ainda mais. Porém, Trindade prefere não revelar o número. Segundo ele, tudo vai depender das negociações que serão feitas.

Seja como for, a compra, assim como nas edições anteriores da feira, visa a renovação da frota. Porém, Trindade informa que a SVD também poderá ampliar o número de caminhões em operação. Segundo ele, isso tem a ver com a expectativa de alta no volume de entregas de caminhões novos em 2025.

SVD Transportes vai à Fenatran para comprar caminhões
Trindade diz que a empresa vai comprar caminhões na Fenatran para renovar, ou mesmo ampliar, a frota

Desafios no segmento de seminovos

Conforme o executivo, um dos grandes desafios deste ano tem a ver com o setor de caminhões usados. Ele lembra que, com a entrada em vigor do Proconve P8, programa de controle de emissões de poluentes equivalente ao Euro 6, os caminhões novos ficaram até 30% mais caros.

Com isso, ele diz que o momento de insegurança econômica e política fez muitos transportadores optarem pelo seminovo. Porém, o cenário mudou. “Em momentos em que a venda do novo aquece, a do seminovo fica mais atrelada a crédito e ao financiamento. E o caminhão seminovo não está barato. Então geralmente em situações assim, conseguimos crescer, mas numa base mais baixa”.

Fenatran 2024
Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo.
Quando: Dia 4/11, das 16h às 21h; dias 5 a 8/11, das 13h às 21h.
Entrada gratuita, requer credenciamento no site da feira.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião