Notícias

SuperVan elétrica da Ford tem 1.400 cv e vence Festival de Goodwood

Protótipo elétrico da Ford, SuperVan é baseado em furgão da linha Transit e percorreu 1,9 km da corrida de subida de montanha em 43,98 s

Thiago Vinholes

18 de jul, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Ford, SuperVan 4.2
SuperVan da Ford já está na quinta geração
Crédito:Ford/Divulgação

A SuperVan 4.2, protótipo elétrico da Ford Performance, venceu o Festival Goodwood de Velocidade no domingo (14), no Reino Unido. O modelo baseado na Transit percorreu 1,9 quilômetro da subida de montanha em apenas 43,98 segundos. Com isso, ficou mais de dois segundos à frente do segundo colocado na prova.

O francês Romain Dumas pilotou o modelo de competição baseado no furgão Ford Transit. Segundo a divisão de performance da empresa, foi a terceira conquista recente do piloto com a SuperVan 4.2. Em 2023, ele pulverizou o recorde da categoria Open Class da Subida Internacional de Pikes Peak, nos Estados Unidos. Além disso, dominou a corrida de Bathurst, na Austrália, ao volante do protótipo.

Ford, Supervan 4.2
Modelo de competição baseado no furgão Transit tem potência combinada de 1.400 cv (Fotos: Ford)

Apesar da aparência de furgão, a SuperVan é um supercarro projetado para passar dos 300 km/h. Para isso, tem três motores elétricos alimentados por um pacote de baterias de alta tensão. Como resultado, a potência total é de 1.400 cv. Além disso, o protótipo conta com vários apêndices aerodinâmicos, como defletor de ar na dianteira, aerofólio na traseira e um enorme difusor na parte inferior da carroceria.

Publicidade

SuperVan está na quinta geração

De acordo com a Ford, esse conjunto gera downforce de cerca de duas toneladas quando o modelo passa dos 240 km/h. “Foi muito divertido, como sempre. Goodwood é simplesmente incrível", diz Dumas. "A duas curvas do final, eu estava bem perto da parede, então estava forçando bastanter”, afirma o piloto, que venceu a competição britânica pela terceira vez. “É impressionante andar a esta velocidade em uma área pequena. Estou muito feliz por termos vencido.”

Ford Perfomance,
Conjunto aerodinâmico inclui defletor de ar na dianteira e um enorme aerofólio atrás

A Ford SuperVan, sempre baseada na linha Transit, é uma figura tradicional em competições ao redor do mundo, sobretudo em corridas de subida de montanha. Atualmente, o protótipo está na quinta geração. A primeira SuperVan disputou a Pikes Peak em 1971. Equipada com motor V8 baseado no do Ford GT40, tetracampeão da 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969, o modelo passava dos 240 km/h.

Ford,
Primeira SuperVan, de 1971, tinha motor V8 do Ford GT40 e passava dos 240 km/h

Motores de GT, F-1 e elétricos

Em 1984, a Ford retornou à prova de Pikes Peak com a SuperVan 2. Assim, a evolução do primeiro protótipo tinha capacidade de aceleração ainda maior. Depois, foi a vez da SuperVan 3, equipada com motor de carro de Fórmula 1, competir na edição de 1994 da corrida.


A SuperVan 4, primeiro modelo da série com propulsão elétrica, foi apresentada pela Ford em 2022. De acordo com a Ford, o conjunto de motores elétricos gerava potência equivalente a 2.000 cv.

Ford
De 2022, primeira SuperVan elétrica tinha potência equivalente a 2.000 cv

Embora a versão mais recente, SuperVan 2.4, tenha sido desenvolvida a partir do modelo anterior, incorporou modificações na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura. Além disso, é cerca de 400 kg mais leve que a antecessora.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião