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Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil

Clientes de utilitários das marcas pertencentes ao Grupo Stellantis, em breve, poderão eletrificar seus veículos por meio do retrofit

Andrea Ramos

22 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil
Peugeot Partner Retrofit
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil

A Peugeot, marca do Grupo Stellantis, apresentou nesta semana uma versão da Partner Rapid elétrica. Todavia, o modelo originalmente tinha motor à combustão, mas por meio do projeto de retrofit da marca, ganhou motor elétrico.

O projeto, ainda está em fase de maturação. Mas a intenção é oferecer o serviço ao mercado. Do mesmo modo, integrar veículos comerciais das empresas do Grupo Stellantis. Ou seja, além da Peugeot, atender também clientes frotistas da Citroën e Fiat, por exemplo. Nesse sentido, a marca já desenvolveu uma versão do Fiorino que está em testes.

Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil
Andrea Ramos/Estadão
Conforme a marca, a intenção é dar a oportunidade de eletrificar a frota a preço mais acessível

Seja como for, o protótipo da van Partner Rapid teve parceiros no desenvolvimento. Como o SenaiWeg, fornecedor do motor e bateria elétricos. Assim como a Fueltech, empresa de controladores eletrônicos de motores.

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Conforme a responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da Peugeot para a América do Sul, Flávia Marsengo, os frotistas estão sendo cobrados a reduzir as emissões de poluentes nas suas operações de transporte. Dessa forma, por meio do retrofit, a Stellantis quer oferecer um serviço de fábrica, com garantias e qualidade no desenvolvimento. E ao preço mais convidativo.

Nesse sentido, para Marsengo, a intenção é dar acesso aos clientes de pequeno e médio porte a frotas mais limpas. Para efeito de comparação, a e-Expert, modelo elétrico da Peugeot custa R$ 329,9 mil. Enquanto que a versão com motor térmico, custa R$ 189,9 mil. Todavia, a Partner, por ainda ser um protótipo, a fabricante releva ainda não ter o valor da transformação.

Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil
Andrea Ramos/Estadão
A parte inferior do compartimento de carga fica comprometida porque recebe o pacote de baterias

Partner elétrica perde capacidade frente à térmica

Com o processo de retrofit, a Peugeot Partner perde capacidade de carga. Afinal, o motor térmico é trocado pelo elétrico que precisa das baterias para rodar. O que traz peso ao veículo.

Assim, enquanto o Partner a combustão conta com 650 kg de capacidade, na versão elétrica, essa capacidade cai para 450 kg. Ou seja, uma perda de 200 kg. Todavia, Marsengo diz que a marca trabalha para reduzir essa perda de capacidade.

Sobre o motor elétrico do protótipo, a potência é de 95 cv, 14 mkgf de torque. O que garante autonomia de até 150 km.


Uma curiosidade sobre o modelo, é que na versão manual, conta com uma transmissão de cinco marchas e uma ré. A caixa manual foi mantida. Porém, na versão elétrica, o motor não tem tanta rotação, portanto, não precisa de tanto torque. Assim, o motorista terá de trocar marcha, mas será infinitamente menos trocas em relação às trocas realizadas na versão a combustão.

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