A Stellantis lançou de uma só vez no Brasil a linha 2025 de Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Assim, o comercial leve, que é o mesmo carro, mas com emblema, marca e detalhes diferentes, recebeu atualizações no visual e acabamento, bem como mais equipamentos. Segundo o grupo que controla as três marcas, as novidades foram aplicadas apenas às versões com motor a diesel.
VEJA TAMBÉM
Iveco terá S-eWay rígido e comercial leve feito com a Volvo lança sistema nos EUA que antecipa o futuro da Euro 7
VW Delivery 11.180 é o caminhão médio mais vendido do Brasil
Stellantis lidera vendas de D-Vans
Segundo a Stellantis, o segmento de vans e furgões comerciais representa 3% das vendas de veículos novos no Brasil. Desse universo, as chamadas D-Vans respondem por 16%. Ou seja, são modelos com tamanho intermediário - maiores que as compactas, como a Fiat Fiorino, e menores que as grandes, como a Mercedes-Benz Sprinter.
Publicidade
Seja como for, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert se diferenciam por detalhes na dianteira, por exemplo. Evidentemente, além do nome e da marca, juntamente com o logotipo, há diferenças nos faróis e para-choques, por exemplo. Assim, todos têm as mesmas dimensões e trem de força. Aliás, não há novidades nesses dois aspectos.
Portanto, estamos falando sobre o trem de força formado pelo motor 1.5 de quatro cilindros. Conforme a Stellantis, o turbodiesel gera 120 cv de potência e 30,6 mkgf de torque. Da mesma forma, o câmbio manual de seis marchas foi mantido. Porém, a empresa informa que o chassi agora é feito com aço de maior resistência.
Autonomia chega a 800 km
De acordo com o vice-presidente da Fiat América do Sul, Alexandre Aquino, esse tipo de trem de força atende perfeitamente as necessidades dos compradores de D-Vans. Segundo o executivo, a adoção da transmissão automática poderia encarecer muito os novos modelos. Além disso, na configuração atual o consumo médio é de 11,9 km/l de diesel no uso urbano, o que garante autonomia de 800 km.
Diferenciais a bordo
Na cabine, estão as principais novidades dos modelos da Stellantis. Nesse sentido, os bancos ganharam novos revestimentos, bem como o volante multifuncional foi atualizado e ganhou mais comandos. Da mesma forma, há mais portas-objetos, que somam 41,5 litros de capacidade. De acordo com a empresa,. o novo apoio de braço central dos bancos é mais ergonômico.
Além disso, há acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, por exemplo, Bem como sensores de obstáculos na traseira. Vale destacar que Citroën Jumpy, Fiat Scudo e o Peugeot Expert têm 1.975 mm de altura, 2.010 mm de largura e 5.330 mm de comprimento. A distância entre os eixos é de 3.277 mm e o peso bruto total (PBT) da versão de carga é de 3,2 toneladas.
Gestão de frota
Além das atualizações, os utilitários da Stellantis chegam com novo sistema de conectividade. Com isso, há ferramenta de gestão e monitoramento de frota exclusiva para as três marcas. Ou seja, batizada de Connect Fleet, no caso da Citroën, My Peugeot Pro, para a Peugeot, e Connect Me, para a Fiat. Porém, na prática a única diferença entre elas é o nome.
Assim, o novo recurso inclui um aplicativo que permita ao operador de frota monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância. É o caso de quilometragem percorrida, rastreamento e velocidade média e em tempo real, entre outros. Inicialmente, os compradores vão poder utilizar o sistema de força gratuita por 12 meses. Depois disso, o serviço passará a ser cobrado.
Opções
Conforme a Stellantis, os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert chegam em versões de carga e transporte de passageiros. Segundo a empresa, as opções para carga têm capacidade de 1,5 t com baú de 6,1 m³ e porta traseira com ângulo de abertura de 180º. Nas configurações para passageiros há as opções 7 +1, com porta-malas de 850 litros, 10+1 e para cadeirantes.
De acordo com a empresa, a linha para transporte de carga tem preços a partir de R$ 211.990 e na para passageiros a tabela começa em 217.990. Vale lembrar que esses modelos podem receber adaptações feitas por empresas transformadoras. Dessa forma, podem virar ambulância e van executiva, por exemplo.
Segundo Aquino, as versões elétricas de Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert continuam à venda no Brasil. Porém, não trazem as novidades que estreiam agora nas configurações com motor a diesel. Afinal, as opções elétricas são feitas na Europa e, portanto, acompanham as linhas oferecidas no mercado europeu.