A Stellantis Pro One, divisão de veículos comerciais do grupo, passa a oferecer aos seus clientes o serviço de retrofit. Ou seja, conversão de modelos com motor a combustão em elétricos. Para isso, o Grupo fez parceria com a Qinomic (empresa francesa especializada na criação de soluções de mobilidade).
Por ora, a solução vai ser oferecida apenas na Europa, iniciando pelo mercado francês. Dessa forma, o projeto que começou há cerca de dois anos e desenvolvido em colaboração com a SUSTAINera, unidade de negócios de economia circular da Stellantis, agora está sendo concretizado.
- VEJA MAIS:
- Volvo, Volkswagen e Scania dominam as vendas de caminhões em março
- Volkswagen e Mercedes-Benz disputam venda de caminhões leves
- Iveco S-Way já tem 5 mil unidades vendidas no País; veja curiosidades do modelo
Conforme Stellantis, uma das maiores vantagens é a redução de custos. Seja em veículo novo, já que o elétrico custa mais caro, bem como de gestão, considerando o custo de energia em relação ao combustível. Além da redução do impacto ambiental.
Seja como for, a nova tecnologia estará inicialmente disponível nos veículos comerciais leves da Stellantis Pro One de médio porte. Ou seja, Fiat Professional Scudo, Opel Vivaro, Peugeot Expert e Citroën Jumpy.
Stellantis Pro One quer promover um círculo virtuoso
Como parte de uma colaboração vantajosa, a Qinomic vai comprar diretamente da Stellantis os componentes originais necessários para a conversão. São mais de 200 itens, considerando a bateria e o motor elétrico. Enquanto a Stellantis passa a recuperar os componentes térmicos, principalmente relacionados ao motor, caixa de câmbio, tanque e sistema de escapamento.
Todavia, esses componentes, dependendo da condição e quilometragem, serão colocados no círculo virtuoso das atividades da SUSTAINera. Assim, destinados a novos usos ou remanufatura.
Seja como for, para a Stellantis Pro One oferecer esta nova solução, favorece-se a transição para uma mobilidade com zero emissão. Além de prolongar a vida útil dos veículos.