A Siemens será a responsável por construir a primeira estrada elétrica para caminhões em uma via pública na Alemanha. Encomendada pelo estado alemão de Hesse, a nova eHighway contará com um trecho de 10 quilômetros na autoestrada federal A5. De acordo com a empresa, o sistema ligará o Aeroporto de Frankfurt à fronteira das cidades de Darmstadt e Weiterstadt.
Embora o custo total do investimento ainda não tenha sido divulgado, o projeto está programado para iniciar em 2018. Em fase de testes, o sistema contará com linhas de contato elétrico acima da via para viabilizar a utilização dos veículos movidos à eletricidade. A expectativa é que o estímulo ao uso de caminhões híbridos reduza o consumo de energia pela metade. Os veículos poderão ter pantógrafos acoplados ou utilizar a catenária.
“O eHighway é duas vezes mais eficiente em comparação com os motores de combustão interna. Isso não só significa reduzir o consumo de energia pela metade, mas também reduzir significativamente a poluição atmosférica local. O elemento central do sistema é um pantógrafo inteligente nos caminhões combinado com um sistema de acionamento híbrido. Os caminhões equipados com o sistema operam localmente com eletricidade a partir da linha aérea e alternam automaticamente para um motor híbrido em estradas sem linhas aéreas”, informa a empresa.
Publicidade
Além do planejamento e da instalação, a Siemens terá a opção de realizar a manutenção do sistema, que está sendo construído como parte do projeto “Transporte de carga pesada eletrizada e inovadora em auto-estradas” (ELISA), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB). A Hessen Mobil, responsável pela gestão de estradas e transportes em Hesse, está gerenciando o projeto.