Tecnologia

Shell Starship 3.0 estreia na IndyCar e promete revolucionar o setor de transporte

Com motor a gás e carroceria de fibra de carbono, caminhão Shell Starship transporta o trailer onde os carros são inspecionados

Redação

10 de jun, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Shell Starship 3.0 estreia na IndyCar e promete revolucionar o transporte sustentável
Starship-3.0
Crédito:Fotos: Shell
Shell Starship 3.0 estreia na IndyCar e promete revolucionar o transporte sustentável

A IndyCar, uma das principais categorias de automobilismo dos Estados Unidos, acaba de incluir em sua frota um dos caminhões mais avançados do mundo. Ou seja, o Shell Starship 3.0, desenvolvido pela Shell em parceria com o Conselho Norte-Americano para a Eficiência no Transporte de Carga (NACFE). Assim, o modelo reúne tecnologias de ponta com foco na redução de emissões e eficiência energética.

Dessa forma, o caminhão começou a operar logo após a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. E, mais do que um protótipo de exibição, o Starship 3.0 entra para a rotina logística da IndyCar. Em outras palavras, o modelo faz o transporte do Pennzoil Technical Inspection Trailer, reboque onde são feitas as inspeções técnicas dos carros da categoria.

Tecnologia de ponta para máxima eficiência

Seja como for, um dos principais destaques do Shell Starship 3.0 é o motor Cummins X15N, movido a gás natural comprimido (GNC). Esse propulsor faz do modelo o primeiro caminhão Classe 8 com esse tipo de combustível a integrar a frota oficial de uma categoria de automobilismo na América do Norte.

Dessa forma, a motorização é apenas uma parte de um projeto pensado para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂. Nesse sentido, a carroceria é feita de fibra de carbono, material mais leve que o aço convencional. E o conjunto aerodinâmico foi projetado para minimizar o arrasto. Por isso, o caminhão conta com soluções como câmeras no lugar dos espelhos retrovisores e carenagens especiais.

Outro diferencial está nos lubrificantes específicos para motores a gás natural. Como o Shell Rotella, desenvolvido para otimizar o desempenho e a durabilidade do propulsor em condições severas.


Desenvolvido com motor a gás e carroceria de fibra de carbono, o caminhão Shell Starship estreia em operações reais na principal categoria de monopostos dos EUA
O Starship 3.0 tem motor Cummins movido a gás e carroceria de fibra de carbono - Fotos: Shell

Sustentabilidade e inteligência artificial integradas

A estreia do Starship 3.0 faz parte de um projeto mais amplo da Penske Entertainment, grupo controlador da IndyCar, que busca tornar suas operações mais sustentáveis. Além do caminhão, a categoria anunciou a adoção de uma plataforma inteligente de gestão de emissões baseada em inteligência artificial (IA), desenvolvida pela NTT DATA.

Dessa forma, o sistema permite monitorar, em tempo real, os dados de emissões e operações logísticas. O que facilita a análise e a tomada de decisões para reduzir a pegada ambiental do evento e da categoria como um todo.

Embora a IndyCar ainda não tenha divulgado projeções para o futuro próximo, a expectativa é que essas tecnologias ganhem espaço progressivamente. Assim, marcando um novo capítulo na gestão sustentável no universo do automobilismo.

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