A Iveco apresentou uma edição especial, o S-Way TurboStar. Porém, apenas para o mercado europeu. Isso porque a novidade chega para homenagear o TurboStar, lendário caminhão da marca de muito sucesso no início dos anos 1980 naquele continente.
Seja como for, com a nova edição, a Iveco reuniu um caminhão que representa os dois maiores sucessos da história da marca.
"A edição especial S-Way TurboStar homenageia um ícone do passado e do presente. Ou seja, o novo modelo reúne o que há de melhor, e faz uma releitura de um grande sucesso da Iveco. Assim como traz toda a inovação e tecnologia atuais", afirma o gerente de linha da Iveco Itália, Alessandro Oitana.
Publicidade
Iveco S-Way TurboStar
O Iveco S-Way TurboStar Special Edition nasceu na mesma plataforma do S-Way. Portanto, conta com motor Cursor 13 de seis-cilindros, que desenvolve de 570 cv, e com o câmbio automatizado Hi-Tronix de 12 velocidades. No visual, os destaques ficam por conta dos defletores de teto e laterais, bem como os faróis com desenho mais moderno e luzes de LEDs.
Além disso, o desenho ganhou uma releitura mais moderna, embora remeta ao clássico italiano dos anos 1980. Chama a atenção a cor vermelha do veículo. Segundo a Iveco, trata-se da mesma cor do TurboStar original. Entretanto, agora, há detalhes cinza metálico, assim como adesivos nas laterais nas cores amarela, vermelha e azul.
Ademais, uma série de acessórios cromados destacam-se na cabine, tal como as carenagens laterais, além das rodas e da maçaneta, que entregam personalidade ao caminhão.
Um efeito cromado foi adicionado à grade frontal e à capa dos espelhos retrovisores. Para completar, as barras de proteção do para-choque criam uma harmonia em todo o desenho, entregando um estilo "vintage".
Tecnologia embarcada
Os bancos de veludo atraem, mas é o mesmo material original do TurboStar. E para chamar ainda mais a atenção, contam com detalhes em bordado. Um deles, o logotipo da marca.
Além disso, o Iveco S-Way TurboStar Special Edition chega com uma série de recursos. Entre eles faróis full LEDs, sistema de avaliação e auxílio em condução, medidor de pressão dos pneus integrado, controle de temperatura auto ajustável e ar-condicionado. Há ainda o sistema de navegação por GPS e o Iveco Hi-Cruise de direção preditiva.
O TurboStar, uma lenda na história da Iveco
Em 1982, os protótipos TurboStar começaram a rodar pelas estradas de alguns países da Europa. Logo depois, em 1984, foi apresentado como parte da série Iveco Turbo.
Assim, o primeiro TurboStar era equipado com motor de seis-cilindros em linha, com potências de 190 cv a 330 cv. Mais tarde, ganhou versão de 360 cv. Além dele, a Iveco apresentou a versão V8, com motor de 420 cv. Já em 1992, o modelo chegou a 480 cv, culminando no fim de uma era. Mas que rendeu à Iveco 50 mil unidades fabricadas.