A Facchini vendeu o primeiro eixo elétrico para uso em furgão frigorífico no País para a Reiter Log. A novidade, que foi apresentada como conceito na Fenatran de 2022. E estará à venda na edição 2024 da maior Feira de Transporte da América do Sul, que acontece entre 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo. Essa tecnologia por enquanto é única. Além do eixo do semirreboque ser elétrico, o aparelho de refrigeração é também elétrico. Dessa forma, o fornecimento de energia para o frigorífico é contínuo.
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“A carreta gera energia para a bateria em movimento. Assim, em vez de o aparelho de refrigeração pegar a energia fóssil, ou seja, do diesel do caminhão, abastece com energia limpa”, explica o consultor de inteligência de mercado da Facchini, André Pavane.
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Dessa forma, o Sistema AddVolt da Facchini conta com um aparelho de refrigeração que capta a energia da bateria de lítio localizada atrás do defletor de ar da carreta. Esta, portanto, fica conectada ao aparelho de refrigeração. Segundo a Facchini, apenas uma bateria é necessária. O componente pesa cerca de 350 kg e tem um tempo de recarga de 4 horas, em média. Por fim, a capacidade é de de 23 KWh.
Todavia, vale destacar que o eixo elétrico do semirreboque é o central. Isso porque o eixo central não suspende quando o veículo roda vazio. Dessa forma, pode recuperar energia de forma constante. Conforme Pavane, a tecnologia gera uma economia de combustível na ordem de 2,2 litros de diesel por hora. Bem como a redução de 6 kg de CO2 por hora.
Reiter Log vai operar com conjunto elétrico
Em 2014, a Reiter Log começou a comprar veículos com combustível alternativo ao diesel. Na época, o primeiro modelo foi um Iveco a gás. Atualmente, a empresa conta com 250 veículos a gás na frota. Todos da Scania. Além disso, tem 55 caminhões elétricos, 40 modelos da JAC Motors com atuação na última milha, 10 pesados da XCMG e cinco Volvo FM Electric.
Como novidade, a transportadora que surgiu com foco no transporte frigorífico acaba de comprar uma unidade do semirreboque com eixo elétrico da Facchini. Porém, o modelo vai rodar com caminhão Volvo FM elétrico.
A diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz, não revela a rota. Mas informa que o conjunto vai rodar a distância de até 300 km em operação real de cliente. Ou seja, distância média da autonomia do caminhão. Do mesmo modo, o cliente não foi revelado, porque, segundo Pilz, as empresas estão testando a desenvoltura dos equipamentos na operação. Por essa razão, a Facchini ainda não informa a autonomia do eixo elétrico.
Todavia, as companhias acreditam que o eixo elétrico vai aumentar a autonomia da energia do Volvo a bateria. Portando, aumentado sua autonomia. Ademais, segundo a executiva, até 2035 a Reiter Log quer operar com uma frota 100% livre de diesel. “Por isso, desenvolvemos essa inovação em parceria com a Facchini. O que culminou no conjunto refrigerado mais limpo do País”.
O valor do semirreboque com a tecnologia elétrica não foi divulgado. Mas até a Fenatran a empresa vai informar. Afinal, no evento as negociações com demais clientes começam a ocorrer.