Notícias

Sede e fábrica da Nikola são vendidos para a Lucid, startup de veículos elétricos

Lucid, foca a produção de automóveis elétricos nos EUA, vai ampliar operações, mas não quer retomar produção de caminhões da Nikola

Redação

28 de abr, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Sede e fábrica da Nikola são vendidos para a Lucid, startup de veículos elétricos
Sede e fábrica da Nikola são vendidos para a Lucid, startup de veículos elétricos
Crédito:Fotos: Nikola
Sede e fábrica da Nikola são vendidos para a Lucid, startup de veículos elétricos

A sede da Nikola Motors, marca de caminhões elétricos dos Estados Unidos, foi arrematada pela Lucid. De acordo com informações da marca, as instalações vão ser utilizadas para expandir suas operações. Ou seja, não pretende ingressar no segmento de caminhões elétricos movidos a célula a combustível. Vale dizer que a Nikola pediu falência em fevereiro de 2025.

Dessa forma, segundo comunicado da Lucid, a transação inclui apenas as instalações da Nikola. Portanto, ficaram de fora do negócio a estrutura comercial. Bem como a base de clientes e a tecnologia ligada ao desenvolvimento de caminhões a célula a hidrogênio.
LEIA MAIS:

Assim, a venda da Nikola para a Lucid surpreendeu profissionais do setor de veículos, de acordo com apuração do site TechCrunch. Afinal, a Nikola tentava negociar todos os seus ativos desde que entrou com pedido de recuperação judicial, no início deste ano.

Ainda segundo o site, Trevor Milton, fundador da Nikola condenado por fraude em 2022 e perdoado pelo presidente Donald Trump em março de 2025, pretendia apresentar uma oferta pelos ativos. Mas a Justiça dos EUA o impediu de inspecionar pessoalmente a fábrica e outros bens antes do leilão.

O que a Lucid pretende fazer com os ativos da Nikola?

Seja como for, com o negócio a Lucid assumirá a fábrica da Nikola em Coolidge, no Arizona. Assim como a unidade de Phoenix, no mesmo Estado, onde funcionava o centro de desenvolvimento de produtos. Dessa forma, as instalações somam 82 mil m² de área construída.


Segundo informações da imprensa dos EUA, a compra ocorreu no dia 10 de abril, durante o leilão relacionado à recuperação judicial da Nikola. Como resultado, a Lucid anunciou que pretende contratar mais de 300 ex-funcionários da Nikola para atuar na nova fase das operações.

Com sede no Vale do Silício, na região de São Francisco, na Califórnia, a Lucid atua na área de tecnologia automotiva focada em veículos elétricos avançados. Atualmente, a companhia oferece o sedã Lucid Air e o SUV Lucid Gravity. Os dois são feitos na planta integrada da empresa, no Arizona.

De acordo com a empresa, o objetivo é ampliar a oferta de modelos elétricos em vários segmentos. Nesse sentido, no ano passado a marca lançou o Lucid Air Pure 2025. Conforme publicações especializadas, trata-se de um dos veículos elétricos mais eficientes do mercado.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião