A Scania apresentou nesta semana suas principais novidades para o mercado brasileiro. Segundo a marca, os novos caminhões serão mostrados ao público durante a edição de 2024 da Fenatran. Conforme publicado no Estradão, as principais estreias são o cavalo-mecânico elétrico 30 G e os novos P 280 tanto para operações rodoviárias quanto para o fora-de-estrada.
Além disso, a Scania destacou o novo caminhão B100, assim como os modelos a gás. Da mesma forma, a marca aposta nos caminhões diesel da linha Super que tem o 460 R como o mais vendido. Ou seja, esses são modelos que atendem segmentos em que a Scania vê grade potencial de crescimento, sobretudo nas versões com motores a diesel.
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Com isso, a expectativa da marca é encerrar 2024 com 20 mil caminhões vendidos no Brasil. De acordo com o presidente da Scania Brasil, Simone Montagna, se as projeções se concretizarem, este será o melhor ano para a marca desde 2013. Naquele ano, a fabricante somou 19,9 mil emplacamentos.
Scania já se destaca no segmento acima de 16 t
Até o momento, a Scania tem se destacado nos dois segmentos em que atua. Ou seja, de semipesados e pesados, com peso bruto total (PBT) acima de 16 toneladas. Como resultado, nos primeiros nove meses de 2024 a marca soma pouco mais de 14 mil caminhões emplacados no Brasil.
Desse total, quase 13 mil foram os pesados das linhas Scania Plus e Super. Outras 1.063 unidades foram os semipesados. Em outras palavras, houve alta de 70,5% em relação às 8,2 mil vendas feitas no mesmo período em 2023. Com isso, a Scania conquistou 19,6% de participação na categoria acima de 16 t.
Porém, considerando apenas os pesados, a participação da Scania cresceu de 21% em 2023 para 28% neste ano. No caso dos semipesados, a marca detém 4,2% de participação e registrou crescimento de 60% das vendas em relação às de igual período de 2023.
Tecnologia e segurança
Segundo o diretor de vendas da Scania Brasil, Alex Nucci, os bons resultados têm relação com a expansão da oferta de produtos. Além disso, ele cita a boa aceitação da nova gama Super, que oferece ganhos significativos em relação ao consumo de combustível.
Além dos caminhões, a linha 2025 de veículos da marca, o que inclui ônibus, chega com o painel Smart Dash de série. Ou seja, o quadro de instrumentos passa a ser digital com tela de 12,3 polegadas. De acordo com a marca, há também multimídia com tela sensível ao toque nas versões de 10,1” e 12,9”.
Outro destaque é o novo módulo de telemetria que, segundo a marca, tem maior capacidade de processamento e compatibilidade com 5G. Dessa forma, além de ser mais veloz, o sistema tem maior cobertura na transmissão de dados.
Vale lembrar, que a nova arquitetura da Scania segue as normas europeias de segurança cibernética. Assim, há proteção de troca de dados por meio das portas USB e da conexão Bluetooth. Além disso, o dispositivo permite a atualização de recursos por meio da tecnologia over the air (OTA). Ou seja, de forma totalmente remota, assim como ocorre com os telefones celulares.
Como resultado, dá para atualizar sistemas como navegador GPS e dispositivos de segurança, por exemplo, sem precisar levar o caminhão à concessionária. Dessa forma, a marca garante maior disponibilidade do veículo, o que se traduz em maior rentabilidade para o operador.
Sistema ADAS atualizado
Outro destaque dos novos Scania é a atualização do ADAS, conjunto de recursos de auxílio eletrônico à condução. Ele inclui sensores de ponto cego, câmeras, radares e frenagem automática de emergência, entre outros. Dessa forma, há três atualizações de funções, bem como a adição de três novas funções.
Ou seja, a marca sueca aprimorou o sistema de monitoramento de atenção do motorista, que vem de série. Assim como os sensores e assistentes de ponto cego e de detecção de pedestres e ciclistas na lateral, bem como o monitoramento da pressão dos pneus. Conforme a Scania, esses itens são opcionais.
Seja como for, o assistente de ponto cego e detector frontal de pedestres e ciclistas passam a ser de série. Além disso, agora há sensores de ponto cego e detecção de pedestres e ciclistas na traseira e leitor automático das placas de velocidade. Porém, os dois são opcionais.