A Scania vai descarbonizar a sua operação industrial em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A fabricante de origem sueca firmou parceria com a Raízen, empresa global de energia, para o fornecimento de 7.800 metros cúbicos de gás biometano por dia. Assim, o volume substituirá o gás natural, bem como atenderá o consumo.
No total, cinco operações da fábrica da Scania utilizam o gás natural. Ele está nos testes de caminhões a gás e na pintura de cabines, assim como no abastecimento de veículos industriais, na geração de vapor, nos restaurantes e na frota de veículos da logística. Em 2023 ainda será uma realidade, já que o fornecimento de biometano terá início em 2024.
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Presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski informou em nota que a empesa já fez testes. E encontrou maneiras de adquirir energia renovável. "A abertura do mercado livre de gás nos possibilitou um novo modelo de negócio".
O gás de biometano vai substituir o gás natural, diesel ou GLPT. A produção ocorre por meio do reaproveitamento de resíduos da cana-de-açúcar. E tem potencial para reduzir mais de 90% das emissões diretas de gases de efeito estufa. Ou seja, é uma solução sustentável, capaz de acelerar a descarbonização de diversos setores de forma eficiente.
Redução de poluentes até 50%
O acordo entre as empresas faz parte do compromisso de redução de poluentes. A Scania, por exemplo, tem meta climática de curto prazo de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa de suas operações industriais e comerciais. Isso considerando emissões próprias e as da energia adquirida. Além disso, vai reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante. Ou seja, ônibus e caminhões que a empresa produz e rodam nas mãos de terceiros.
Scania vendeu mais de 600 caminhões a gás
A Scania já emplacou mais de 600 caminhões a gás no Brasil. Segundo a marca sueca, mais da metade está nas rodovias. Assim, a projeção é vender aproximadamente mil unidades no ano que vem. Segundo a empresa, o caminhão a gás já representa 1% da produção de caminhões na fábrica no ABC paulista. Por enquanto, é a única que faz modelos a gás no País.
Os caminhões pesados Scania a gás natural ou biometano rodam longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto, ou seja, não têm conversão do diesel para o gás. Por isso, têm garantia de fábrica, com tecnologia e desempenho semelhantes aos caminhões a diesel. Alé, disso, segundo a Scania, esses modelos são 20% mais silenciosos.