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Scania Top Team valoriza profissionais e garante excelência no atendimento

Programa visa qualificar profissionais das concessionárias Scania, como mecânicos, eletricistas e consultores

Andrea Ramos

11 de jun, 2025 · 8 minutos de leitura.

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Scania Top Team valoriza profissionais e garante excelência no atendimento
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Crédito:Fotos: Scania
Scania Top Team valoriza profissionais e garante excelência no atendimento

A Scania aposta no Top Team para garantir a qualificação profissional dos times das oficinas. Segundo a marca, trata-se de uma competição mundial que visa premiar a concessionária com melhor atendimento. Assim, as duas melhores equipes de países das Américas Latina e Central vão disputar a final na Suécia. Ou seja, é uma oportunidade de qualificação ainda maior para os competidores.

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Capacitação e retenção de talentos: um desafio do setor

O segmento de transporte enfrenta dificuldades de contratar e reter profissionais técnicos qualificados. Além disso, a evolução constante dos veículos comerciais, cada vez mais tecnológicos, exige atualização contínua e um novo padrão de eficiência no pós-venda.

Para lidar com esse cenário, o Top Team Scania acaba sendo uma ferramenta estratégica. Mas, mais do que uma competição, o projeto fortalece o treinamento, valoriza a segurança nas oficinas e estimula a diversidade. Dessa forma, impacta diretamente a experiência do cliente.

O que é o Scania Top Team?

O Scania Top Team, lançado em 1996, é uma competição mundial de serviços que reúne profissionais das redes de concessionárias para desafios práticos e teóricos. Os participantes de todo o mundo enfrentam simulações realistas de atendimento e manutenção, com tempo cronometrado, pontuação e solução de problemas.


O objetivo é aprimorar as competências técnicas e preparar as equipes para os desafios do dia a dia nas oficinas. Do mesmo modo, a iniciativa estimula o desenvolvimento profissional e a cultura de excelência dentro da rede Scania.

Na edição 2025/2026 a equipe BTech, da Concessionária Brasdiesel (RS) teve destaque. E no dia 8 de novembro vai disputar o desafio com as equipes campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). Assim, desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2026. 

Como a Scania retém profissionais qualificados?

Porém, para preparar esses times, não apenas para enfrentar a competição, mas os desafios profissionais na rede, há o Scania Academy. Além dos treinamentos regulares, mantém trilhas de aprendizagem direcionadas para cada função nas concessionárias.

Ademais, há ainda um cronograma anual de capacitações que acompanha a evolução dos produtos e das tecnologias embarcadas. Nesse sentido, o Scania Academy ainda oferece suporte com materiais atualizados e ações de integração. Assim, cria um ambiente de crescimento profissional e valorização.

Segundo a gerente da Scania Academy, Carla Silva, o movimento de preparação para o Top Team começa logo após o encerramento de cada edição. O que estimula o engajamento e aprendizado contínuo.


Scania Top Team valoriza profissionais e garante excelência no atendimento
Participam do Top Team profissionais como mecânicos, eletricistas e consultores; Fotos: Scania

Silva explica que, após cada edição do Top Team, há um aumento significativo no interesse por treinamentos e capacitações. “A gente percebe que depois que os colaboradores participam dessa competição, o interesse pelo desenvolvimento aumenta bastante. Os RHs das concessionárias nos procuram pedindo apoio da academia e ações próprias para preparar melhor as equipes para a próxima edição”, explica.

Segundo a gerente de aprendizagem e desenvolvimento Scania Academy, Adriana Gonzalez, são cerca de cinco anos para formar um mecânico. Por isso, há um desafio grande em reter esse profissional. Por isso, que a marca, por meio da rede, oferece chances de crescimento profissional, além de salários equivalentes ao do mercado.

Agilidade e eficiência: a pressão do pós-venda

No segmento de transporte, tempo parado é prejuízo. Os clientes acompanham de perto os serviços nas concessionárias e exigem diagnósticos rápidos, transparência e excelência técnica. Esse cenário torna a capacitação das equipes essencial para garantir agilidade e disponibilidade dos caminhões.

Conforme a diretora da área de pessoas e cultura da Scania Brasil, Maria Luiza Delavy, mesmo fora das competições, o ritmo de trabalho nas oficinas mantém um alto nível de exigência.


“Por isso, os treinamentos oferecidos pela Scania Academy são atualizados anualmente. E alinhados às novas tecnologias e às necessidades reais das concessionárias”.

Tecnologia embarcada e maior disponibilidade dos caminhões

Segundo Fernando Valiate, diretor de serviços da Scania Brasil, cada nova geração de caminhões da marca traz tecnologia embarcada mais avançada, aproximando a disponibilidade dos veículos em quase 100%. Isso significa menos paradas para manutenção e reparos mais rápidos, aumentando a produtividade dos clientes.

“Em um mercado competitivo, conseguir fazer uma viagem a mais por dia ou mês faz a diferença no resultado final do negócio”, destaca o executivo.

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