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Scania T 113 e R 440 construíram a boa imagem da marca

Os Scania T 113 e R 440 ajudaram a construir a imagem da marca como fabricante de caminhões premium. Não por acaso eles lideraram as vendas na história da indústria

Andrea Ramos

19 de jan, 2020 · 7 minutos de leitura.

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Scania T 113 e R 440 ajudaram na boa fama da marca
Crédito:Scania/Divulgação
Os caminhões T 113 e R 440 ajudaram a construir a imagem da Scania como a fabricante de caminhões premium

Os Scania T 113 e R 440, sem dúvida nenhuma, ajudaram a marca a mexer com o imaginário coletivo dos apaixonados por caminhões. O primeiro modelo que popularizou a marca foi o 111, mais conhecido como Scania Jacaré. Ele se tornou um ícone da Scania, mas não vendeu como os modelos T 113 e R 440.

No entanto, quando o assunto é sucesso comercial, nenhuma outra gama vendeu mais no Brasil do que a Série 3. Essa família era composta por duas linhas de veículos, o T (bicudo) e R (cara chata) 113 e 143 H e E, nas configurações 4x2, 6x4, e T 113 HK 6x6. A Série 3 foi produzida de 1991 a 1998.



Chamava a atenção na época o novo motor de 11 litros e seis cilindros em linha com versões de potências de 310 cv, 320 cv, 360 cv e de 450 cv, esta última, a maior potência do mercado brasileiro na época.


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Scania T indicava que a cabine era bicuda, a preferida entre os caminhoneiros

 

Contudo, o modelo T 113 H 4x2 foi o que chamou a atenção do caminhoneiro e do transportador. O cavalinho equipado com o motor de 360 cv atraia pela cor azul com faixas decorativas laterais em rosa, lilás e roxa. Pelo conjunto da obra ele foi eleito por três vezes o “Caminhão do Ano” pela imprensa especializada.


Só dessa versão foram vendidas 19.314 unidades. Em todas as suas versões, o T 113 vendeu 26.398 unidades. A Série 3 inteira vendeu 36.340 unidades. Por isso, é até hoje a família mais vendida da marca no país. Ele sempre é lembrado nas listas dos caminhões mais emblemáticos da história do Brasil.

A linha T, de cabine com capô, era oferecida nas versões simples ou leito e com diversos opcionais. Com a linha T, foi lançado o conceito de fabricação de caminhão “sob encomenda”.  O objetivo era oferecer produtos que atendessem às necessidades dos clientes.

O Scania T 113 foi o primeiro a oferecer a versão de cabine Top Line, a mais luxuosa do período. Tinha 22,5 cm a mais de altura em relação a cabine tamanho convencional. O Scania 113 é tão importante para a marca que foi o escolhido para ser homenageado nos 60 anos da Scania no Brasil, celebrados em julho de 2017.


O T 113 ainda é visto nas estradas brasileiras

 

Para representar a lenda foram escolhidos os modelos R 440 e R 480, de versões Highline Streamline. Ambos foram vendidos na cor azul clássica do 113, e também levaram as icônicas faixas laterais e adesivos comemorativos dos 60 anos e do Scania 113.


De um campeão de vendas Scania para outro

A Série 3 pode até ser a mais vendida da Scania no Brasil, mas o seu modelo mais icônico, o T 113 H 4x2 360, perdeu o posto de caminhão mais comercializado da marca. Quem roubou este título foi o R 440.

O caminhão que mais quebrou recorde de venda na história da indústria dos pesados no Brasil foi o R 440

 


Lançado em janeiro de 2012 para inaugurar a nova era de motores Euro 5, o modelo coleciona alguns feito. Em seis anos liderou o mercado de caminhões pesados em três momentos. Em 2013 foram 10.503 unidades emplacadas, sendo o caminhão mais vendido de toda a indústria. Para se ter uma ideia, ninguém nunca vendeu tantos caminhões de um único modelo num mesmo exercício anual, nos últimos 15 anos.

Em 2016 foram 1.905 caminhões vendidos e em 2017 mais 3.033 veículos comercializados, fazendo do R 440 novamente o caminhão mais vendido da indústria.

E até o momento, o R 440 permanece o mais vendido da indústria. No total, de 2012 a 2018, quando saiu de linha, a Scania emplacou 31.021 unidades. O R 440 ainda vale ouro no mercado de caminhões usados. Isso porque ele é reconhecido pela superior economia de combustível, robustez e disponibilidade.


Na versão de cabine Streamline, que tem detalhes mais aerodinâmicos, o R 440 pode oferecer até 4% de redução de consumo de combustível em relação a similares com tecnologia Euro 5. O R 440 tem motor 13 litros e seis cilindros em linha de 440 cv de potência. O torque desse motor é de 235 mkgf a 1.000 rpm.

Ele foi oferecido nas configurações 4x2, 6x2, 6x4 e 8x2 para longas distâncias rodoviárias. Por isso, operava em amplos segmentos logísticos como baú, sider, carga seca, contêiner, tanque e cegonha.

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