A Scania deu mais um passo na corrida global pela autonomia ao concluir um desafio que, até então, parecia impossível. Dois caminhões autônomos avançaram um em direção ao outro, totalmente sincronizados, para criar uma abertura inferior a um segundo. Nesse intervalo mínimo, o atleta Red Bull Matt Jones saltou com sua bicicleta entre os veículos. Assim, reforçando o nível de precisão que a fabricante alcançou.
Além disso, essa façanha combinou engenharia avançada, criatividade e meses de testes rigorosos. As equipes da Scania, Red Bull e PlusAI trabalharam lado a lado para transformar a ideia em um projeto real. O que envolveu desenvolvimento de software, sessões de prática e verificações constantes de segurança.
No entanto, o aspecto técnico chamou ainda mais atenção. Mesmo diante de uma manobra tão extrema, os caminhões mantiveram controle absoluto.
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Autonomia que impulsiona segurança, eficiência e sustentabilidade
A Scania segue ampliando seu compromisso com soluções que transformam o transporte e, ao mesmo tempo, elevam a segurança e reduzem impactos ambientais. “Transportar bens exige enorme responsabilidade para garantir que tudo chegue ao destino com segurança e eficiência. Esse desafio mostrou o quanto a tecnologia autônoma pode entregar precisão real, confiável e repetível”, explica o head de autonomous solutions da Scania, Peter Hafmar.
Além disso, a marca lembra que a autonomia funciona como um acelerador da transição para um transporte mais sustentável. Sistemas inteligentes reduzem desperdícios, aumentam produtividade e abrem novas possibilidades para operações complexas.
Caminhões autônomos já operam em minas e avançam para rodovias
Nesse sentido, a Scania amplia o uso de veículos autônomos em operações de mineração e em logística entre hubs, dois segmentos que exigem alta precisão e que lidam com escassez global de motoristas. Dessa forma, a autonomia surge como solução real para aumentar eficiência, reduzir custos operacionais e diminuir o impacto ambiental.
Além disso, os caminhões autônomos da marca já estão disponíveis para clientes do setor de mineração. E o próximo passo acontece rapidamente. Ou seja, o uso em rodovias, onde operações entre centros logísticos começam a se tornar realidade. A Scania já circula em estradas europeias com motoristas de segurança, graças à parceria com a empresa de tecnologia PlusAI, do Vale do Silício.
Essa união, combinando caminhões Scania, software próprio e a inteligência artificial da PlusAI, cria uma base para entregar soluções autônomas escaláveis e seguras. Além de produzidas diretamente na fábrica, não como adaptações.