Desde 1991, a Scania mantém uma tradição que reforça sua conexão com os transportadores: as séries especiais. Assim, ao longo de mais de três décadas, a marca já lançou 15 edições limitadas. Cada uma com um propósito específico — seja para celebrar datas marcantes, momentos históricos ou para destacar atributos de produto.
Todavia, agora, com a chegada da edição Super 500, a fabricante revela os bastidores dessa estratégia. E como esses caminhões exclusivos ajudam a impulsionar tecnologias e fortalecer o relacionamento com o cliente.
"A edição especial não é só uma celebração. É também uma vitrine para apresentar novidades de forma mais atraente", explica a gerente de marketing da Scania, Lana Picolli.
VEJA MAIS:
- Volkswagen lidera caminhões semipesados 6x2 com linha Constellation
- Mercado global de veículos comerciais cresce em 2024; Brasil se destaca no ranking
- Transmissão ZF para veículos pesados vai redefinir desempenho
Segundo ela, algumas edições são pensadas para marcar aniversários. Como ocorreu com os 55 Anos da marca. Outro exemplo são as séries especiais para exaltar momentos simbólicos. Como o caso dos Heróis da Estrada, criada durante a pandemia. Além disso, a Scania já lançou edições limitadas para promover atributos específicos da marca, caso da Griffin Edition.

O conceito do Super 500
A série Super 500 nasceu a partir de uma oportunidade de mercado. Embora o motor de 500 cv sempre tenha feito parte do portfólio da Scania, a potência era menos promovida em relação aos consagrados 460 cv e 540 cv. Assim, com a nova geração de powertrain Super, a marca decidiu reposicionar a motorização. Aproveitando o sucesso do conjunto no mercado.
"O motor de 500 cv entrega uma velocidade média superior à do mercado, e vimos aí um gancho interessante. Além disso, queríamos divulgar outros recursos, como o painel digital de 10,1 polegadas, lançado na última Fenatran e agora disponível ao transportador," explica Lana.
A edição Super 500 trouxe ainda elementos visuais exclusivos. A Scania transformou as tradicionais faixas laterais em raios, numa alusão à potência e velocidade. "Buscamos inspiração na força da natureza e na performance do caminhão. Essa identidade visual precisa sempre dialogar com os benefícios reais do modelo," completa Lana.
Pensada para os fãs da marca
Seja como for, outro ponto fundamental no projeto das edições especiais é o relacionamento próximo com o cliente. Segundo Lana, há transportadores apaixonados por séries limitadas, que se tornaram compradores cativos dessas versões.
"A gente já sabe quem são os clientes que gostam. E isso acaba influenciando algumas decisões de design e configuração."
Um exemplo citado foi a escolha das rodas. Enquanto há quem prefira as tradicionais rodas de alumínio, outros optam pelo visual esportivo das rodas pretas. "Elas conferem uma personalidade mais agressiva ao caminhão e agradaram muito o mercado nessa edição."

Novidades que estreiam nas séries e depois vão para o portfólio
Além de tecnologias e atributos de série, as edições especiais também servem como laboratório para tendências de mercado. Nesse sentido, algumas cores, grafismos e acabamentos surgem nesses modelos limitados e, caso sejam bem aceitos, são incorporados ao catálogo regular.
Foi assim com o vermelho da série Heróis da Estrada, que estreou na edição e, pelo sucesso, depois entrou de vez no portfólio da Scania. O mesmo ocorreu com o tom de cinza utilizado na Super 500 — uma tonalidade exclusiva até então e que, pela identificação imediata com a marca, deve ser tornar fixa.
"A gente sempre busca combinar a identidade visual com a aerodinâmica do caminhão e com o design frontal, que é muito característico da Scania. Isso traz um desafio extra, porque o grafismo precisa conversar com o formato da cabine e das grades, sem perder a robustez e a personalidade," detalha Lana.
Referências do mundo automotivo
Embora o DNA Scania seja 100% transporte pesado, as equipes de design admitem que buscam referências no universo dos automóveis para algumas soluções estéticas. Segundo Lana, o preto brilhante na grade e o desenho das faixas laterais encontram ecos em tendências vistas em veículos esportivos e SUVs premium.
"O segmento de automóveis já vinha trabalhando esse cinza, esse visual esportivo na grade. Mas a gente achou que funcionava muito bem aqui também, sem perder o caráter pesado e forte do caminhão," diz.
15 Séries e Edições Especiais Scania

Ano | Edição Especial |
---|---|
1991 | Jubileum |
2000 | Millenium |
2001 | Horizontes |
2001 | Rei da Estrada |
2007 | Silver Line |
2010 | King of the Road |
2012 | 55 anos de Brasil |
2015 | Griffin Edition |
2017 | 60 anos de Brasil |
2019 | V8 – 50 anos (Fenatran) |
2019 | R 450 Vintage (Fenatran) |
2020 | Heróis da Estrada |
2022 | 65 anos de Brasil |
2024 | 770 S 6X2 V8 ‘The Legend’ (Fenatran) |
2025 | Super 500 |