Com a produção e venda estabilizada no Brasil dos caminhões com motorização Super de 460 cv e 560 cv, a Scania começa a explorar com mais força o potencial dos demais modelos da gama nas potências de 420 cv e 500 cv. Afinal, são opções mais acessíveis em termos de custo de aquisição, frente aos modelos da família Plus de 450 cv e 540 cv. Mas com os ganhos de eficiência característicos da geração Super.
Segundo o diretor de vendas e soluções da Scania, Alex Nucci, o processo de ramp-up da produção exigiu escolhas estratégicas no início da operação da linha Super no País. Com limitações no fornecimento de componentes, a Scania priorizou os modelos que seriam mais vendidos por questões culturais de mercado. Por isso, os modelos com as potências de 460 e 560 cv foram os escolhidos, se tornando carros-chefe da linha.
“Agora, com o abastecimento regularizado, vamos começar a investir de forma mais equilibrada em todas as motorizações lançadas simultaneamente”, explica Nucci.
- VEJA MAIS:
- Com juros altos, transportadores adiam compra de caminhões; veja alternativas
- Abastecer caminhão Scania S 770 V8 no Brasil pode custar quase quatro salários mínimos
- Volkswagen Caminhões aposta nos serviços para enfrentar desafios dos extrapesados
420 e 500 Super com custo competitivo
As versões 420 cv e 500 cv chegam para atender clientes que buscam eficiência e desempenho. Mas com um investimento inicial mais baixo. No caso do 420 Super, por exemplo, a diferença de preço em relação ao 460 gira em torno de 4% a 5%. O que representa uma alternativa real para quem busca menor custo de aquisição sem abrir mão da tecnologia Super.
A Scania explica que o modelo 420 oferece uma economia de até 8% em relação à geração anterior Plus, entregando um torque próximo ao do Plus 450, mas com um custo menor. Assim, a proposta é clara: permitir que o cliente escolha entre três faixas de configuração, especialmente no segmento 6x2.
Dessa forma, os modelos ficam subdivididos nas opções de alta performance, com motores de 460 ou 560 cv; economia com performance, com 420 ou 500 cv; e velocidade média superior com custo intermediário, oferecida pelos modelos Plus 450 cv ou 540 cv.
Adequação à aplicação: mais opções para mais operações
No segmento de transporte leve, como carretas 4x2 atreladas às composições de três eixos, o motor 420 surge como o "novo 450" da geração anterior. Nucci, acredita que este modelo deverá ser popular e dominar o mercado por sua combinação de eficiência, economia e preço competitivo.
Já para operações mais pesadas, como carretas de quatro eixos, a Scania continua recomendando as versões 460 ou até mesmo 500 cv, devido à necessidade de torque elevado. Assim como a manutenção da velocidade média em trechos com topografia acentuada.
A tendência de mercado e o futuro do Plus
Com a linha Super se consolidando, a tendência natural do mercado é migrar gradualmente para os novos modelos. O que pode reduzir o espaço do portfólio Plus. Ainda assim, a Scania mantém o compromisso com a escolha do cliente.
“Não vamos eliminar o Plus. Mas com o Super entregando mais performance, economia de até 8% e preços mais próximos ao do Plus, o mercado deve, naturalmente, migrar. Porém, o nosso papel é oferecer um portfólio completo para cada tipo de operação e perfil de cliente”, explica Alex Nucci.

Tabela 2 – Comparativo de Posicionamento e Aplicações
Modelo | Segmento Ideal | Posição no Portfólio | Custo de Aquisição (em relação ao 460) | Aplicações Recomendadas |
420 Super | 4x2 / 6x2 | Entrada Super | -4% a -5% | Carretas 3 eixos, baú, sider, tanque |
460 Super | 6x2 / 6x4 | Carro-chefe | Base | Aplicações mistas e de alta performance/ 4 eixos |
500 Super | 6x4 | Intermediário Super | -2% a -3% em relação ao 540 Plus | Composições pesadas com menor custo |
560 Super | 6x4 | Topo da linha Super | + (em relação ao 460) | Transporte pesado, 74 toneladas |
450 Plus | 6x2 | Alternativa ao 420 com + velocidade | Similar ao 420 | Quando se prioriza velocidade média |
540 Plus | 6x4 | Alternativa ao 500 Super | Similar ao 500 | Rotas com topografia exigente |