Após 15 anos, Indiana Jones voltou neste ano no quinto e, aparentemente, último filme da série. Trata-se de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, produção retratada também em um Scania. O caminhão, que pertence à transportadora suíça Müller Ermensee GmbH, ganhou personalização alusiva à franquia. O modelo é um Scania R660 - portanto, com motor V8.
LEIA MAIS
Caminhão DAF XG+ tem cabine maior e sala de estar a bordo; veja fotos
Caminhões leves: Mercedes-Benz Accelo e VW Delivery lideram; veja o ranking
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos
Assim, o herói interpretado por Harrison Ford aparece tanto na cabine Highline do Scania quanto no implemento rodoviário, um semirreboque de três eixos. Segundo informações da empresa, a pintura foi feita à mão, com aerografia. O projeto foi tocado pela empresa MWDesigns. Embora o rosto de Indiana Jones seja o destaque, há cenas estilizadas de filmes icônicos da franquia.
Publicidade
Conforme a transportadora, o interior da cabine recebeu alguns mimos. Agora, há, por exemplo, bancos de couro giratórios e reclináveis. Além disso, o Scania ganhou micro-ondas e geladeira. Os revestimentos do teto, portas e painéis lembram rochas e remetem a uma caverna. Na parte externa, um dos destaques são as rodas de alumínio com cubos pintados de verde.
Frota 100% de Scania
A primeira aparição pública do caminhão personalizado ocorreu no Truckstar Festival, em Assen, na Holanda. No evento, ocorrido em julho, o Scania ganhou um prêmio pela arte e, claro, pelo tema. Aliás, a frota da Müller é formada apenas por modelos Scania. Além disso, todos os caminhões são personalizados. Outra característica comum é a cor verde.
Seja como for, na mecânica o modelo personalizado não traz alterações. Ou seja, o motor é um V8 de 16,4 litros turbodiesel que gera potência de 660 cv e torque de 337 mkgf. Embora mantenha a base do antigo V8 de 730 cv, esse motor traz mais de 70 peças novas. Segundo a Scania, com isso foi possível reduzir o atrito de vários componentes.
Além disso, a taxa de compressão foi aumentada. Da mesma forma, como parte da evolução para atender as regras do Euro 6 na Europa, há novos sistemas de pós-tratamento dos gases do escapamento. Bem como atualizações dos sistemas eletrônicos de gerenciamento do motor.