Mercado

Scania quer vender 1,8 mil caminhões fora de estrada em 2024

Segundo a Scania, encomendas das áreas de mineração e produção de cana-de-açúcar devem garantir 15% de alta nas vendas

Andrea Ramos

01 de jul, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Scania quer vender 600 caminhões para mineração em 2024
SCANIA G500
Crédito:Scania/Divulgação
Scania quer vender 600 caminhões para mineração em 2024

A Scania aposta em alta de vendas no setor de caminhões fora de estrada. Nesse sentido, a marca prevê vender 1,8 mil unidades desse tipo de modelo em 2024 no País. Segundo projeção da fabricante, 600 serão apenas para o segmento de mineração. Além disso, as empresas do ramo sucroalcooleiro deverão responder pela maioria dos negócios.

VEJA TAMBÉM
Banco Mercedes-Benz oferece taxas especiais para compra de caminhões
Vamos compra 20 caminhões Agronomous VW para locação
Scania G500 8x4 teleguiado começa a operar no Brasil; veja o preço

Seja como for, no acumulado de 2024 as companhias de mineração já compraram 240 caminhões Scania. No mesmo sentido, encomendaram outros 210, que estão na fila de produção. Gerente de soluções off-road da Scania, Luciano Piccirillo diz que, historicamente, o setor de mineração compra de 1,5 mil a 2 mil caminhões por ano.


Publicidade

Assim, se as projeções da marca se concretizarem, suas 600 unidades vão representar alta de 15% na comparação deste ano com 2023. Portanto, este seria o avanço mais expressivo entre os segmentos nos quais a Scania atua no País.

Mineradores apostam no 8x4

Atualmente, os caminhões mais vendidos da marca são o G500 e o G560, ambos com pacote XT e tração 6x4 e 8x4. Porém, conforme Piccirillo, pela primeira vez as versões 8x4 são as mais procuradas pelos clientes brasileiros. “Esses caminhões requerem investimento inicial maior. Porém, têm maior capacidade de carga e, acabam entregando mais. Agora, os clientes perceberam que o retorno e maior, do ponto de vista do custo total de operação”, diz.

Scania quer vender 600 caminhões para mineração em 2024
Scania/Divulgação
Scania já enxerga como promissor o mercado para vendas de caminhões fora de estrada em 2024

Um a cada três Scania fora de estrada vão para mineração

Conforme a Scania, as 1,8 mil vendas de caminhões fora de estrada previstas para 2024 representam uma alta de 500 unidades na comparação com 2023. Seja como for, o maior volume, de 40%, ou cerca de 720 unidades, deverão ser absorvidas pelo setor de produção de cana-de-açúcar. Ou seja, estamos falando de cavalos-mecânicos para operações em fazendas e usinas.

De acordo com Piccirillo, a Scania está preparada para atender o aumento da demanda. Segundo ele, após a conclusão do pedido, o prazo de entrega do caminhão é de cerca de 90 dias. Vale lembrar que esse intervalo pode aumentar dependendo do tipo de componente ou implemento escolhido.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião